Em primeiro lugar, boa noite. Acho que a frase "desde que me lembro de ser vivo" se aplica perfeitamente a esta questão. Comecei a jogar futebol muito novo, nas grandes peladas de rua, tive muita sorte em morar numa rua em que havia muitos rapazes que gostavam de jogar futebol. Depois e em consequência do que disse atrás, formamos uma equipa, "O Portão" e começamos a participar nos famosos torneios da DGD. A partir dai, nunca mais parei, pois começou a ser evidente que tinha muito jeito para ser guarda-redes.
2º Passaste por vários clubes certamente, quais foram os que mais te marcaram, bem como as pessoas, dirigentes, treinadores?
Felizmente é verdade, nas camadas jovens as pessoas que me marcaram mais foram sem dúvida o Professor Neto, como treinador/coordenador das selecções distritais, foi com ele que conseguimos um brilhante 4º lugar no torneio interassociações (agora chamado Lopes da Silva) e também a minha presença num estágio da selecção nacional que culminou com um jogo no estádio nacional (Jamor) antecedendo a final da taça entre Benfica e Sporting, um fim-de-semana que ficará comigo para sempre. Ainda nas camadas jovens e um pouco mais tarde (Júnior), cruzo-me com o Mister João Caçoila, foi e é uma referência para mim como pessoa, um excelente treinador com quem eu aprendi e ainda aprendo muito, pois somos ambos treinadores do Despertar. No futebol sénior, como jogador, a minha ligação com o Mister João Caçoila continuou no FC Serpa (3ª Divisão Nacional), depois fui para o Desportivo de Beja (3ª Divisão Nacional), onde encontrei outro senhor do futebol, Mister Carlos Coelho, com quem eu aprendi muitíssimo. A minha "carreira" como jogador culminou em Castro Verde, onde fui campão distrital.
3º Quando começaste a tua carreira de treinador e quais os clubes por onde passaste, e quais os que gostaste mais de treinar?
Posteriormente ao término da minha carreira como jogador, tive uma pausa de diversos anos no mundo do futebol, pois decidi que o melhor para mim seria tirar um curso superior (Gestão de Empresas) e foi assim que fiz. Mais tarde, tive um convite, que não podia declinar, do Mister Pedro Caixinha para ir com ele para a Vidigueira, um estudioso no que respeita à organização de jogo e à metodologia do treino. Foi também nesta altura que decidi especializar-me no treino específico do guarda-redes. Mais tarde, tive também o privilégio de trabalhar com mais um senhor do futebol, o Mister Arlindo Morais, na Vidigueira, com quem também aprendi bastante. Nestes últimos três anos, estou inserido num projecto conjuntamente com o Despertar, onde treino todos os guarda-redes, desde as escolinhas até aos seniores, posso dizer que neste momento estou "como peixe na água", pois o treino específico do guarda-redes é a minha grande paixão e também uma grande lacuna no nosso futebol distrital. Como se pode constatar, tive a sorte e o privilégio de trabalhar e aprender, na minha humilde opinião, com os três melhores treinadores do nosso distrito, pois actualmente tenho uma ligação muito próxima com Mister João Caçoila, com quem eu estou a consolidar tudo o que tenho aprendido ao longo de todos estes anos, sem dúvida uma pessoa muito importante na pessoa que eu sou hoje.
4ª O teu futuro passará certamente pelo Despertar?
"O futuro a Deus pertence", obviamente que gostaria de continuar com o meu projecto no Despertar, pois para além de ser muito ambicioso e gratificante, ainda há muito trabalho que pode ser desenvolvido e aperfeiçoado. Hoje posso dizer que, quando vou observar os guarda-redes nos jogos do Despertar, que já vejo o meu cunho pessoal e esse aspecto é muito gratificante. Na altura em que eu era guarda-redes eu e os meus colegas comíamos, respirávamos futebol, hoje em dia é diferente, existem inúmeras coisas para além do futebol que desviam a concentração dos atletas, nos dias de hoje é preciso muita força de vontade para deixarmos "essas coisas" de lado e centrarmo-nos no treino e no desenvolvimento progressivo. Para não fugir à questão colocada, o meu futuro não depende apenas de mim, mas também dos dirigentes do Despertar quererem continuar este ambicioso e inovador projecto, felizmente, trabalho não faltará.
5º Dá a tua opinião aos leitores acerca deste blogue.
Todos os blogs que façam com o desporto do nosso Alentejo ultrapasse "fronteiras", que dêem a conhecer a qualidade dos nossos atletas, treinadores e dirigente, que têm a responsabilidade de fazer passar a "nossa" imagem lá para fora, são de louvar, este blog não excepção.
Obrigado pela entrevista e boa sorte no Futuro

Sem comentários:
Enviar um comentário