sábado, 4 de junho de 2011

Entrevista com Francisco Serra Jogador do Moura Volei Clube

1. Quando iniciaste a tua actividade desportiva?
Comecei a jogar voleibol aos 14 anos, no Desporto Escolar, um ano depois entrei para a equipa de Juvenis do Moura Volei Clube que disputava o Campeonato Nacional. Fui entrando aos poucos na equipa e desenvolvendo as minhas capacidades técnicas e tácticas. Integrei o plantel sénior ainda muito jovem, com apenas 17 anos, juntamente com outros colegas, uma vez que o clube não conseguiu formar equipa de juniores nesse ano. Desde aí nunca mais consegui abandonar o voleibol, e hoje orgulho-me de fazer parte de um grupo de pessoas que lutam pela divulgação e pela promoção do voleibol em todas as suas variantes a Sul do país, principalmente no Alentejo.

2. Passaste por vários clubes certamente, quais foram os que te marcaram e as pessoas, dirigentes, treinadores , que tb te marcaram?
O Moura Volei Clube completou a minha formação e ter chegado à equipa sénior foi um marco para mim. Neste longo percurso, tenho de destacar três pessoas. Rui Pinto, o primeiro treinador e aquele que me deu as bases, António Alvarinho, o treinador que me levou para os seniores e a pessoa que mais tem feito pelo voleibol no Alentejo, e por último, mas não menos importante, Diogo Geadas, que para além de ser um grande amigo, foi a pessoa que este ano assumiu o cargo de treinador do Moura Volei Clube, e contribuiu para a minha afirmação no plantel sénior.

3. Quais os jogadores e treinadores que mais admiras na modalidade?

Em relação a jogadores, o Miguel Maia, que é, sem dúvida a figura do Voleibol em Portugal e o Murilo Endres, jogador da Selecção Brasileira. Como treinadores, Bernardinho, Seleccionador Brasileiro e para mim o melhor do mundo. Também admiro o professor Juan Díaz, que actualmente treina a Selecção Portuguesa, e é graças a ele que Portugal tem obtido grandes resultados.


4. Como vês o futuro do Voleibol em Portugal, principalmente nesta zona do país, onde vocês são a única equipa?
O cenário não nos é favorável, claramente, e o futuro não se adivinha fácil. O Voleibol é uma modalidade cada vez mais concentrada na zona Norte do país, e as restantes equipas acabam por ter muitas dificuldades para competir, daí que nos últimos anos muitas equipas da região Centro e Sul tenham vindo a desaparecer, ou simplesmente desistido de participar nos Campeonatos organizados pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).
Nos últimos três anos, e devido à proximidade com a vizinha Espanha, conseguimos realizar um Campeonato com algumas equipas da Região da Extremadura, o que em termos económicos e competitivos acaba por ser compensador.
Relativamente ao próximo ano, as coisas ainda estão muito indefinidas, sendo que a nossa vontade seria voltar a competir nos Campeonatos da FPV. Vamos trabalhar nos próximos meses e procurar a melhor solução para o Moura VC.

5. Dá a tua opinião aos leitores deste blogue e também a tua opinião sobre este blogue.

É importante a criação deste blogues para divulgar o desporto na nossa região, que tem cada vez menos visibilidade. Para além disso, é importante divulgar as modalidades, que menos visibilidade têm. Se não formos nós a fazer trabalho, outros também não o farão. Espero que continuem o bom trabalho que têm desenvolvido até aqui.
Um abraço para os leitores do blogue Desporto no Alentejo.

Francisco Serra, jogador do Moura Volei Clube

Sem comentários:

Enviar um comentário