quinta-feira, 16 de junho de 2011

Espaço de Reflexão: "Despertar Sporting Clube - o grande desafio surge agora!"

Antes de iniciar o meu comentário quinzenal, gostaria de partilhar convosco o agradecimento que dedico aos gestores deste blog Desporto Em Beja, pelo convite que me foi apresentado. É Com todo o interesse, orgulho e dedicação, que quinzenalmente partilharei as minhas reflexões.
Pretenderei também, criar temas e consequentemente convidar ilustres do nosso futebol nacional e distrital, para os discutir, reflectir e apresentar. Será certamente um bom momento para todos aproveitarmos, reflectirmos e quem sabe aprendermos.
Lanço também o desafio, a todos os leitores deste blog,, a deixarem as várias sugestões de temáticas ou simples reflexões, que considerei com toda a atenção e interesse.
Nesta semana, onde naturalmente o destaque vai para o Despertar Sporting Clube, crio um artigo que intitulo de Evolução para o Sucesso.
Não é por ordem do acaso, que o Despertar Sporting Clube conquistou a hegemonia do Futebol Distrital, onde até nesta época, que está prestes a terminar, conquistou um troféu à muito previsto, mas só agora e de forma bem sustentada, é conquistado. - O Campeonato Distrital de Futebol Sénior.
Os seus vários membros directivos, conseguiram criar ao longo do tempo estruturas continuas e bem definidas, permitindo que o clube fosse crescendo de forma coerente e de linguagem comum.
Corpo de Treinadores forte e permanente, presidência com vários anos de confiança para trabalhar e uma organização desportiva, tem sido a imagem de marca do clube.
Porém, o grande desafio surge agora!
Sei que principalmente no escalão de Iniciados o desempenho nos Campeonatos Nacionais tem sido de louvar, porém nos restantes escalões a intermitência de resultados positivos com negativos no nacional tem sido evidente. Porquê? Claramente falta de competitividade dos nossos Distritais.
Que se passará agora no Campeonato Nacional da 3ª Divisão. Terão os jovens valores da “cantera” experiencia suficiente para ter sucesso num campeonato Nacional? Certamente não irão recorrer a jogadores de fora do distrito, mas sim um mix de jogadores.
A reflexão que lanço, analisa a necessidade de se olhar para o que temos a decorrer no futebol distrital e exigir que se melhore e se aumente de competitividade.
Os Clubes tem de criar Responsáveis de formação desportivos, vulgos coordenadores técnicos, que serão responsáveis por criar os seus documentos de orientação técnica, torná-los verticais e concretizar um processo de formativo coerente, contextualizado e com dimensão temporal alargada.
Estes mesmos coordenadores, deverão junto com a Associação de Futebol de Beja, analisar o futebol distrital, definir as medidas necessárias, urgentes e fundamentais para um, já referido, aumento de competitividade fundamental para o nosso futebol distrital.
Para além desta análise, os responsáveis técnicos de cada clube, deverão com Associação Nacional de Treinadores, a própria Associação de Futebol de Beja e a Federação Portuguesa de Futebol, criar momentos formativos contínuos, de graça!! actuais e pertinentes, para todos os treinadores que pretendam assumir os cargos nas respectivas épocas .
Enfim, O Despertar Sporting Clube é um clube representativo Alentejano de eleição, bem como é o Aljustrelense, o Moura Atlético Clube, entre outros....mas neste momento, devem perceber a necessidade de aumentar e exigir um aumento da qualidade do nosso futebol distrital e consequentemente da sua competitividade.
Um abraço
Acácio Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário