O Encontro Local começou logo pelas 9h00 com um jogo de futebol 11, onde jogadoras de todas as equipas se misturaram criando um autêntico arco-íris constituído pelas várias cores das equipas do Campeonato Distrital de Futebol 7 da Associação de Futebol de Beja.
Pelas 11h, no Fórum Municipal, com abertura a cargo de Isabel Cruz Vice-Presidente da APMD, teve inicio o momento de partilha das apresentações e consequente discussão sobre as temáticas escolhidas pelas jogadoras.
A 1ª apresentação, “Caracterização do Futebol Distrital na Associação de Futebol de Beja”, da responsabilidade da atleta Maria Galado, serviu de ponto de partida para a apresentação dos temas que se seguiram.
Após este momento de reflexão, foi a vez da Alexandra Guerreiro, Juliana Cardoso e Patrícia de Freitas, apresentarem a temática relativa à “Iniciação e Formação de jovens atletas no futebol”, focando os números que provam a inexistência de formação no distrito, e alertando para a necessidade de sensibilizar as escolas, os clubes, os professores e os familiares, que deveriam ser os primeiros impulsionadores da prática desportiva nas idades mais jovens, mas que constituem muitas vezes o principal obstáculo. Foi sugerido que cada equipa sénior feminina
do distrito de Beja, criasse uma equipa Júnior, o que desta forma daria um enquadramento competitivo mais adequado às jovens atletas que muitas vezes se vêm obrigadas a defrontar mulheres adultas, caso queiram competir no desporto federado.
Finalizando o momento de apresentações Inês Alvares apresentou uma proposta de um novo modelo competitivo para o Futebol Feminino, com claro objectivo de dinamizar todo o distrito. Tendo em conta o objectivo de aumentar o período competitivo e contribuir para o desenvolvimento da modalidade, no seguimento da apresentação anterior, foi proposto que aquando da criação da equipa júnior nos clubes que já têm equipa sénior, cada jogadora mais velha ficaria responsável por ser mentora de uma atleta mais nova, ajudando-a no processo de formação, e servindo de modelo, quer dentro de campo, quer fora dele. Esta sugestão acolheu o agrado de todas as atletas presentes no Encontro.
A seguir a este profícuo momento para reflectir, chegou a hora do debate e discussão sobre tudo o que foi apresentado, tendo-se chegado a várias conclusões que servirão para o desenvolvimento da modalidade no distrito, assim se espera. Destaca-se uma das sugestões que surgiu nesta fase, em que
uma atleta lembrou que a sensibilização nas escolas poderá ter como principais agentes as jogadoras seniores, que desta forma poderiam visitar escolas do distrito, fazendo uma pequena apresentação teórica da importância dos desportos colectivos no desenvolvimento da rapariga, não só fisicamente mas também ao nível das competências sociais, culminando este momento com um período de prática com as alunas e alunos a jogarem com as atletas seniores, o que mostraria a rapazes e raparigas que as mulheres sabem efectivamente jogar à bola.
Findo o debate, foi lançado o desafio à participação no Encontro Regional do Alentejo, que terá lugar no próximo dia 18 de Junho em Évora, dando continuidade à mobilização verificada.
O Encontro Local de Beja não terminou no Fórum, tendo continuado pela tarde fora, onde pelas 15h00 o professor Hélder Lemos, apresentou um Workshop no relvado do Campo Municipal de Castro Verde, apresentando um conjunto de exercícios específicos para a prevenção de lesões no ligamento cruzado na articulação do joelho.
Este Encontro Local, terminou da forma como começou, com um jogo misto, desta feita em formato de futebol de 7, onde treinadores e dirigentes também participaram.
Pode afirmar-se que o dia 3 de Junho foi um hino ao fair-play, à união e ao empenho de todas na obtenção de um objectivo comum: Igualdade!
Fonte: www.mulheresdesporto.org.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário