A partir deste edição vamos revelar aos nossos leitores algumas curiosidades sobre os patins, a mola real que daria origem à patibagem nas suas três disciplinas, Hóquei em Patins, Patinagem Artistica e Patinagem de Velocidade. Trata-se duma complilação de dados que o nosso particular amigo e grande conhecedor da modalidade Carlos Gaspar tem vindo a recolher e a actualizar dia a dia e os primeiros elementos remontam a 1710, num trabalho a que ele intitulou de "Breve história cronológica sobre o hóquei em patins":
notas:
A primeira aparição da palavra "hóquei", segundo algums historiadores, aparece em 1527, na Grécia, derivada da palavra"hocquet"; um jogo francês da idade média, que usava bastões para empurrar objectos.
Em Portugal julga-se que o Hóquei em Patins tenha a sua origem no jogo da Choca. Esse jogo era jogado por cinco jogadores munidos de umpau (que podia ser, ou não, curvo na ponta), uma pequena bola de madeira (ou uma pinha) que tinha o nome de reca, choca ou porca, ou em outras localidades, unha de boi (corneta).
1710
Data em que os estudioso dizem ter descoberto em algumas crónicas, que o inventor do patim foi um inglês de nome Garcin
1760
.
O Belga (músico e inventor) Joseph Merlin inventa o primeiro patim de rodas em linha, sem possivelmente imaginar, que ao possibilitar a patinagem sobre rodas, viria a dar origem ao Hóquei em Patins.Resolveu apresentar a sua invenção num baile em Londres, onde vivia e tinha uma oficina, onde entrou nesse baili de patins e a tocar violino.
1790:Um outro belga, Van Lede, que vivia em França, construiu outro patim, com plataforma de ferro. e rodas de madeira, a que chamou "Patins da terra
Crónica de J C
Fonte: SportAlentejo
Sem comentários:
Enviar um comentário