A LETRA "B" DO NOSSO MINI-DICIONÁRIO TEM POUCOS TERMOS, POR ISSO AVANÇAMOS PARA A SEGUNDA LETRA DO ABECEDÁRIO.
- BALIZAS as balizas estão colocadas no centro de cada linha de baliza. A distância que separa os dois postes é de 3 metros, e o bordo inferior da barra transversal situa-se a 2 metros do solo.
- BARREIRA forma de colocação dos jogadores defensores ante a bola, para tapar o ângulo de remate à baliza, nas faltas.
- BATER DE PRIMEIRA OU DE SEGUNDA momento de finalizar uma acção ofensiva planeada, em que à remate à baliza o primeiro ou o segundo jogador que vem em apoio do jogador de posse de bola.
- BLOQUEIO ou CORTINA acção ofensiva que consiste na interposição à acção defensiva de um adversário, para libertar o colega da marcação. pode ser directa ou indirecta, consoante o colega tenha a posse de bola ou não.
- BOLA esférico feito de couro ou material equivalente, com uma circuferência de 64 cm no máximo e 62 cm no mínimo, pesa entre 400 e 440 g no começo do jogo e tem uma pressão que pode variar entre 0,4 e 0,6 atmosferas.
- BOLA AO SOLO e não bola ao ar, como por vezes ainda se vai ouvindo. Depois de uma interrupção temporária do jogo, provocada por uma causa não prevista nas Leis de Jogo, o jogo deve ser recomeçado com uma bola ao solo.
BOLA FORA DO JOGO a bola está fora do jogo quando: - atravessar completamente a linha de baliza (linha de fundo) ou linha lateral, quer junto ao solo quer pelo ar. - o jogo será interrompido pelo árbitro. - toque no tecto. Nota: este ano já vi um árbitro, realizar uma bola ao solo, depois de esta ter tocado no tecto do pavilhão.
Sem comentários:
Enviar um comentário