quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Entrevista a Pedro Jonnas


Entrevista a Pedro Jonnas


Depois do começo de mais um ano, e uma vez que o nosso blogue esta numa autentica remodelação em termos de informativos, os administradores vieram a conversa com o multifacetado Pedro Jonnas que após ter tido uma ligação de 4 temporadas a Fundação Inatel, chega agora ao Associação Futebol Beja, para cumprir a primeira temporada como Estagiário Distrital.
Lembramos ainda que Jonnas é um jovem de 19 anos que para além de ser Árbitro, é jogador do FC Albernoense, Cantor, Estudante, Compositor, Administrador de Sites/Blogues e ainda colaborador com alguns meios de comunicação social.

1 – Explica-nos como é a tua vida diariamente apesar de teres tanta actividade para desempenhar diariamente, como é que consegues arranjar tempo?

R: Confesso que por vezes é complicado, pois queremos sempre dar o nosso melhor em tudo, para que ninguém nos culpabilize por isto ou por aquilo, no entanto eu costumo dizer que um dia para mim tem 48 horas e tento aproveita-las ao máximo para conseguir desempenhar todos os projectos a que estou ligado diariamente.


2 – O que te fez realmente vir para a AF Beja, depois de 4 anos de ligação a Inatel de Beja?

R: Foram 4 anos de arbitragem, onde aprendi muito. Conheci muitas pessoas, desde Sobral D’Adiça até Brejão, percorri os campos praticamente todos e ainda hoje mantenho uma grande ligação a todos os directores, que para muitos, desconhecem a realidade do clubes da Inatel. Conheci pessoas que por vezes vinham de Lisboa, deixando lá a sua família, para virem partilhar uma mera futebolada de amigos, e até por vezes prejudicando a sua vida pessoal. Mas nestes anos todos, nem tudo foram “ um mar de rosas”, tive o prazer de por aprender com a pessoa a que eu ainda hoje agradeço o facto de me ter levado como seu assistente, Jorge Gaspar, onde foi com muito gosto que andei com ele neste Campeonato, andei ainda durante alguns jogos com Manuel Quadrado, antigo Assistente da 1ª Liga de Jacinto Paixão, com este grande amigo, aprendi muitas coisas e ainda hoje eu agradeço os conselhos que me dá, por outro lado á Organização do Campeonato da Inatel não agradeço nada, e sai de lá com uma magoa enorme, pois dei muito a Inatel, dei a visibilidade num determinado espaço de tempo, que a Agência numa vida inteira nunca conseguiu dar, e querem, saber qual a recompensa de tudo isto?, foi uma suspensão, por criticar algumas situações que se estavam a pensar, enfim.
Quanto a AF Beja, eu costumo dizer que cheguei a esta Associação já com um ano de atraso. Perdi algum tempo da Inatel, mas a vontade de jogador federado falou sempre mais alto, e graças ao Dinis Gorjão, é que eu estou na AF Beja, pelo primeiro ano, pois sem ele, eu certamente por esta altura estava na Inatel e a jogar federado, no entanto esta a ser um experiencia positiva, levo 20 jogos já realizados, 5 deles de 1ª Distrital, o que para um estagiário é fantástico, logo na sua primeira temporada. Na AF Beja já conhecia praticamente todos os colegas, pois joguei Futebol Federado durante 7 temporadas, e a adaptação tornou-se mais fácil.



3 – Uma vez que também parte da tua vida é passada pelos palcos de espectáculos, pensas que isso prejudica de alguma forma, o teu desempenho durante a escola e o Campeonato?

R: Se prejudica ou não, isso é a minha que me compete ver. No entanto a música é realmente a minha vida, juntamente com a escola. Até agora, tenho conseguido assimilar todas as coisas, e como até não houve qualquer problema, penso que tudo continuará a caminhar assim.

4 – De que maneira foste recebido no meio do grupo de árbitros da AF Beja, uma vez que é o mais novo em termos de arbitragem na associação?

R: Tal como referi anteriormente, a adaptação foi fácil, pois já conhecia os colegas, no entanto já tive o privilégio de realizar alguns jogos com Árbitros com experiencia a nível nacional, o que quanto a mim é positivo, pois transmitem-nos a nós, árbitros mais jovens ensinamentos para o nosso futuro na arbitragem.
Quanto a estrutura do CA, gosto das pessoas, até aqui tenho vindo a ser bem tratado por todos, onde e peço desculpa a todos, destaco o Sr Inácio
pela forma carinhosa que me recebe sempre e pelos conselhos que me dá. Ainda neste capítulo de recepção na AF Beja, destaco Manuel Custódio e Jaime Medeiros, também eles ligados a AF Beja, e que me dão alguns conselhos.


5 – És jogador e Arbitro ao mesmo tempo, como é encarar por vezes situação em que o árbitro vai contra aquilo que tu pensas ser falta e ele não assinala?

R: Torna-se complicado, e no último jogo ao serviço do Albernoense, quem esteve presente, sabe do que falo. Por respeito a pessoa, não me alongo mais.

6 – Parte do teu tempo é ainda repartido, como o Blogue da Inatel e agora com o Site DistritalBeja, qual destes projectos é mais importante e quais as tuas ambições para o futuro destes espaços?

R: Quanto a sua importância isso é semelhantes, pois ambos os projectos, foram criados por pessoas apaixonadas pelo futebol distrital, e que tem como missão divulgar o futebol regional. Falando do meu blog, ligado a Inatel, foi criado há cerca de 4 anos, onde tem sido um projecto bem aceite por todos, menos pela Inatel que até aos dias de hoje mandou apenas 2 documentos para o Blogue! Contudo não irei virar a cara a luta, e espero que este Campeonato seja cada vez melhor. Já o Distrital Beja, é um espaço com mais visibilidade, até porque se trata de outro assunto: Desporto Federado.
É certamente uma ideia brilhante que o Gonçalo Caeiro teve, depois entrou o Almeida que veio dar ao blogue outro aspecto e agora posteriormente construiu o site, que quanto a mim esta fantástico, e no +ultimo verão entrei eu, para reforçar ainda mais a recolha de informação, que para todos aqueles que não sabe, estamos em praticamente todo o Baixo Alentejo, de modo a seguirmos tudo aquilo que se passa no nosso Futebol.
Em resumo, digo ainda que são dois projecto como pernas para andar!



7 – Para terminar, se tivesses que optar entre o Futebol e a Música, o que escolherias?

R: São duas grandes paixões, mas escolheria a Música! Pelo Futebol tenho o gosto de ir longe na arbitragem, onde tracei uma meta, que pode ser mera parvoíce ou não, sempre disse que gostava de chegar aos Campeonatos Nacionais, já na musica, é bem diferente, é a minha “profissão” é nela que trabalho com mais regularidade e sem até aqui em 3 anos de carreira já foram contabilizados cerca de 50 actuações, e com as marcações que já estão para o presente ano, dá para acreditar que o meu trabalho tem sido bem aceite, e que poderei ir longe também nesta área.
Aproveito ainda para desejar a todos os Grande ano de 2012, cheio de tudo aquilo que desejarem!

Cumprimentos
Pedro Jonnas

1 comentário:

  1. Amigo PEDRO JONAS,gostei da v/entrevista, não era necessário fazer aquele elogio á minha pessoa, pois eu não faço mais que é ajudar aquilo que sempre fiz que é a causa da arbitragem, e mais te aconselho para te dedicares mais á arbitragem, pois tem condições assim tu queiras podes vir a ser alguem na arbitragem, oxalá não me engane.

    ResponderEliminar