Ano novo, desafio novo, desta vez por fora em colaboração com o novo site desportivo do Baixo Alentejo, que desde já felicito pela iniciativa e coragem em dar a cara num projecto desta envergadura.
Quando apareceu o FUTSAL no distrito de Beja, e logo com 8 equipas de FUTSAL sénior na longínqua época de 2001/2002, as expectativas ficaram em alta, prevendo-se que a modalidade também cá pelas nossas bandas iria ter o desenvolvimento que têm tido a nível nacional. No entanto ficamos por ai, decorridos 10 anos o número de equipas é o mesmo, entrando uns saindo outros, e aqui destaque para o NS MOURA e SA ALMODOVARENSE, as duas únicas equipas que tem disputados todos os campeonatos distritais (NS MOURA), já que a SA ALMODOVARENSE, tem alternado as suas participações no distrital, com passagens pela 3ª divisão nacional.
Por parte da AF BEJA, pouco ou nada tem feito pelo desenvolvimento do FUTSAL, realizou um curso de treinadores de FUTSAL nível I, em parceria com a AF ÉVORA, um jogo de promoção entre uma selecção distrital e o SPORTING CP, e mais recentemente um torneio quadrangular, pouco, muito pouco, também não será de estranhar quando um vice-presidente da actual direcção, e passo a citar, “Pardal não te preocupes muito que o FUTSAL terá o mesmo destino que o futebol feminino, dura 4 ou 5 anos e depois acaba”, quando temos pessoas assim na AF BEJA, o futuro nunca pode ser risonho, no entanto já lá vão 10 anos e ainda não acabou.
Os clubes com os seus poucos recursos financeiros e humanos, vão tentando manter as equipas seniores, mas existe um, o GDC BARONIA, que desde a sua aparição têm demonstrado mudar o rumo dos acontecimentos, sempre muito activos nas reuniões da associação e com propostas, que no entanto esbarram num gabinete técnico, que não se sabe bem para que existi, um deles então em dois anos ainda nem entrou num pavilhão para ver um jogo de FUTSAL.
Quanto à formação, uma vez mais é o GDC BARONIA a dar um pontapé no marasmo em que vivemos, na época anterior surgiu com uma equipa de iniciados, que teve que ir disputar o distrital de Évora, e nesta época reforçou a sua “secção” da formação com uma equipa de juvenis, que também disputa o distrital de Évora. Muito pouco para volvidos 10 anos, numa modalidade que é a mais praticada no Desporto Escolar, e que raras excepções a nível nacional, todos os distritos apresentam campeonatos de todos os escalões de formação, e nós para quando um campeonato de formação na AF Beja?
Dos 14 concelhos que constituem o distrito de Beja, somente 7 têm a prática de FUTSAL, e desses 7 concelhos o de Beja apresenta 3 equipas, sendo as outras 6 equipas dos concelhos de Almodôvar, Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo, Moura e Serpa, é caso para perguntar “e os outros?”, não será por falta de pavilhões certamente, pois todos os concelhos estão equipados com uma infra-estrutura de pequenos jogos.
Lanço um desafio onde não existe FUTSAL, procurem saber os custos de uma equipa de formação, por exemplo iniciados, e depois avancem, pois todos ficarão a ganhar no futuro. Lembrem-se de caso como Ronaldinho Gaúcho e Robinho entre muitos outros que iniciaram a sua formação desportiva através do FUTSAL, e depois transitaram facilmente para o futebol, já o contrário torna-se muito complicado, em virtude de vícios que se adquirem normalmente na formação de futebol, pensem nisto, pois o nosso distrito não pode ficar para trás em mais este aspecto!
Saudações Desportivas
fonte: distritalbeja.com
Sem comentários:
Enviar um comentário