domingo, 29 de janeiro de 2012

Uma época de sucesso em Odemira: Amora com sabor a manutenção

 
 


Os juvenis do Odemirense tiveram que esperar pelo último minuto da derradeira jornada para saberem que se mantinham no escalão nacional. Mas valeu a pena.

O recinto do Amora, um campo pelado, daqueles aonde já nem se devia fazer formação, foi o palco escolhido para os 90 minutos que podiam ter deitado fora todo o esforço de uma época. O Diário do Alentejo acompanhou os miúdos de Odemira nesta viagem de risco à margem sul do rio Tejo. A equipa tinha que ganhar para depender de si própria, empatando ou perdendo em Amora, dependeria dos desfechos dos jogos em que intervinham os adversários mais diretos, Barreirense e Olhanense. E o objetivo foi alcançado, não a vitória (2-1), na Medideira, mas a manutenção no escalão nacional, um feito histórico pela sua invulgaridade em equipas do distrito de Beja.

Foi um brilharete muito importante, sublinhou Nuno Luz, técnico da formação odemirense: Tínhamos a noção de que seria muito complicado. Sabemos que as equipas do nosso distrito nunca são muito competitivas, até pelas dificuldades no recrutamento face às características da nossa região e à sua situação geográfica. Uma derrota com sabor diferente, referiu Nuno Luz: Perdemos em Amora, mas a nossa manutenção no Nacional de Juvenis é uma vitória muito grande que dedicamos a todos os odemirenses, mesmo àqueles que estão fora do distrito de Beja.

O técnico lembrou também que é importante, não só para o Odemirense, como para o distrito de Beja, porque para o ano estarão duas equipas neste escalão e isso é algo de positivo. Acentuando a boa época da equipa, o treinador sustentou: Entrámos neste campeonato com algumas reservas, mas no decorrer da prova acreditámos que seria possível, face ao trabalho destes miúdos que lutam até não poderem mais, dão tudo o que têm. Nuno Luz referiu ainda: Além dos 22 jogadores que nos apareceram para trabalharmos, não fomos buscar ninguém. Não fizemos escolhas, estes miúdos são da nossa formação e é muito gratificante obtermos este sucesso no meio de clubes que têm um leque de escolhas muito maior.

Em Amora, qualquer resultado serviria desde que os adversários diretos não pontuassem. O trabalho de uma época e todo o esforço que fizemos quase que iam por água abaixo. Disse isso aos meus jogadores no balneário, pedi-lhes que dessem tudo neste jogo porque seria complicado. Não queria, nem por nada, deixar a decisão da manutenção para aqui, porque este campo é pelado, eles não estão habituados, é sempre um jogo de muita luta e eu estava com algum receio. O Amora venceu com justiça, mas os meus jogadores foram uns heróis, adiantou o técnico.

Com funções técnicas e diretivas no Odemirense, Nuno Luz está à vontade para afirmar que isto é o culminar do bom trabalho que têm feito na área da formação: Há oito ou nove anos começámos com as escolas, e já temos todos os escalões.

Quanto à estrutura da equipa, o treinador sabe que só metade deste plantel se manterá no mesmo escalão: Temos 11 juvenis de primeiro ano, 10 de segundo e temos também um iniciado. Na retaguarda temos os nossos iniciados que também têm um bom conjunto. Sabemos que para o ano será ainda mais difícil, mas vamos trabalhar, será mais uma época que exigirá de todos nós um grande esforço, muito trabalho e espírito de sacrifício, disse.

E porque o futuro é já amanhã, Nuno Luz confessa que vão começar já a trabalhar na nova época: Temos também aqui alguns jogadores que vão ajudar a equipa de juniores, para ver se conseguimos fazer um bom resultado no Distrital e começaremos a planear a próxima época para ver se conseguimos construir mais um marco na história do clube. E o futuro passará pela manutenção de Nuno Luz no comando da equipa? Vamos ver, porque também tenho responsabilidades na direção, mas se não for eu temos pessoas que estão em condições de tomar conta deste barco, concluiu. 

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário