quarta-feira, 14 de março de 2012

Rally de Portugal no Baixo Alentejo

Prova do Mundial de WRC realiza-se entre 29 de Março e 1 de Abril

Pó, adrenalina e milhares de espectadores: serão assim os dias do Rally de Portugal, entre 29 de Março e 1 de Abril.
AUTOMOBILISMO. Concelhos de Almodôvar e Ourique voltam a receber os melhores pilotos de rali do mundo…. e milhares de espectadores!
Bastante pó, muita adrenalina e milhares de visitantes! Serão estes os "ingredientes" do último fim-de-semana deste mês nos concelhos de Almodôvar e Ourique, que entre 29 de Março e 1 de Abril, voltam a receber a caravana do Vodafone Rally de Portugal. A prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) integra de novo do calendário do campeonato mundial de ralis (WRC), trazendo para as estradas de terra batida do Baixo Alentejo os melhores pilotos do mundo.
   Este ano o Vodafone Rally de Portugal terá uma extensão total de 1.564,26 quilómetros, 434,77 dos quais a contar para a classificação final. Com algumas novidades à mistura, a prova contará 22 especiais classificativas, três das quais disputadas à luz… das estrelas e no Baixo Alentejo: em Gomes Aires (com um percurso totalmente novo), Santa Clara e Ourique.
   "O objectivo da equipa do ACP responsável pela prova tem sido o de inovar sem revolucionar, ou seja, manter a base de uma estrutura do agrado das autoridades desportivas, equipas e pilotos, mas introduzindo-lhe, sempre que possível, esta ou aquela alteração", justifica ao "CA" o director da prova, Pedro Almeida, ciente de que a organização necessita de ser inovadora e criativa para manter o rali português no calendário mundial.
   "Por isso mesmo, iremos ter em 2012 uma secção nocturna, depois da entidade federativa internacional ter demonstrado o seu desejo em que as provas cada vez mais se diferenciem umas das outras", acrescenta.
  
Pelos caminhos da serra
   Tal como em 2011, o Rally de Portugal arranca em Lisboa a 29 de Março (quinta-feira), com uma super-especial de 3,27 quilómetros na zona do Mosteiro dos Jerónimos e do Centro Cultural de Belém. Depois, a caravana ruma a Sul, cumprindo nessa noite as três classificativas nocturnas em solo baixo-alentejano.
   A 30 de Março (sexta-feira), realizam-se mais seis classificativas, todas em solo algarvio, com as duplas passagens por Tavira (novidade em 2012), Alcarias e São Brás de Alportel, o mesmo sucedendo no dia 31 (sábado), com os pilotos a passarem duas vezes pelas classificativas de Almodôvar, Vascão e Loulé. Nesse mesmo dia, e tal como sucedeu em 2011, o Rally de Portugal contará também com a participação dos concorrentes do "Open" de ralis, o campeonato da especialidade mais "pujante" no plano nacional.
   O Vodafone Rally de Portugal 2012 termina a 1 de Abril (domingo), com a realização de um power stage e mais seis provas classificativas (Silves, Santana da Serra – a mais longa de todas – e Sambro), onde a caravana passará a alta velocidade por duas vezes antes de se deslocar ao Estádio do Algarve, em Faro, onde está instalada a meta.
  
  
  
PEDRO ALMEIDA
   director do Rally de Portugal
  
   "O objectivo da equipa do ACP responsável pela prova tem sido o de inovar sem revolucionar, ou seja, manter a base de uma estrutura do agrado das autoridades desportivas, equipas e pilotos, mas introduzindo-lhe, sempre que possível, esta ou aquela alteração."
Löeb, ögier e muitos mais!

Quarta prova do calendário mundial, o Vodafone Rally de Portugal 2012 vai ser palco de novo "duelo" entre os pilotos da Citroën e da Ford. Do lado dos franceses vão estar o gaulês Sebastien Löeb (campeão do mundo desde 2004 – na foto) e o finlandês Mikko Hirvonen, enquanto que a marca norte-americana contará com o norueguês Petter Solberg e o finlandês Jari-Matti Latvala. O francês Sebastien Ögier (vencedor das duas últimas edições da prova) em Skoda Fabia S2000 e o norueguês Henning Sollberg em Ford Fiesta são outros dos nomes em destaque entre as dezenas de pilotos já confirmados no Rally de Portugal. A prova contará também com uma vasta "legião" nacional, a começar por Armindo Araújo, ao volante do seu WRC Mini.
Fonte:  http://www.correioalentejo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário