sexta-feira, 6 de abril de 2012

Grande Entrevista com Mister João Gameiro- CD Beja





Mister Gameiro: Olá sou o João Gameiro, natural de Beja, nascido a 4/9/1984, possuo o Curso de Treinador Nível II e actualmente sou treinador dos Juniores A do Clube Desportivo de Beja.

Fábio Coentrão:
É um prazer entrevistá-lo de novo mister, desde já agradeço a sua boa vontade.

Fábio Coentrão:
A tua equipa, Juniores A do Desportivo de Beja, ocupa actualmente o 4º Lugar na tabela classificativa, está dentro dos objectivos traçados no inicio da época? Ou ficou aquém das expectativas?

Mister Gameiro:
Os objectivos que coloquei à equipa passavam por andarmos nos lugares cimeiros da classificação e, se possível, tentarmos lutar pelo título. Durante uma parte da época estivemos acima das expectativas mas com o acumular de castigos, lesões, abandonos, etc., começámos a ter uma média de 10/11 jogadores por treino e isso, aliado ao facto de estarmos num campeonato competitivo em que não existem equipas fáceis, conduziu-nos a uma prestação abaixo daquilo que desejávamos inicialmente.

Fábio Coentrão:
Como classificas a época realizada até ao momento pela tua equipa?
   

Mister Gameiro:
Posso dizer que a temporada começou de forma excepcional mas a partir da paragem do Natal tem sido decepcionante. Tivemos um 1/3 de época 100% vitorioso, algo que já há alguns anos nenhuma equipa conseguia neste campeonato mas a partir do início do ano de 2012 as contrariedades foram-se sucedendo e naturalmente os resultados começaram a piorar bastante, no entanto acredito que nos momentos adversos se evolui tanto ou mais do que nos bons momentos por isso esta fase menos boa ajuda-nos a dar muito mais valor às vitórias e permite-nos evoluir para no Futuro fazermos mais e melhor.

Fábio Coentrão:
Quais são objectivos da equipa para o que resta do campeonato?

Mister Gameiro:
Nesta fase em que não temos possibilidades de subir na classificação o objectivo no campeonato é manter a posição que ocupamos, dignificar da melhor forma o nosso Clube e continuar a desenvolver as capacidades dos jogadores. Estando ainda em competição na Taça vamos procurar realizar um bom jogo no próximo dia 21 para que consigamos chegar à final da competição.

Fábio Coentrão:
Como vês o futuro do clube/instituição CD Beja? Apesar do clube ter atravessado alguns momentos mais conturbados durante esta época, conseguiu estabilizar e somar alguns bons resultados, contudo ocupa neste momento o 12ºLugar, estando apenas um lugar acima dos lugares de despromoção levando 5 pontos de vantagem sobre o penúltimo classificado a equipa do Guadiana. Achas que o CD Beja se vai conseguir manter até final acima da linha de água?

Mister Gameiro:
Como é do conhecimento público o Clube passa por dificuldades a vários níveis como quase todos os Clubes de todo o país. O Clube actualmente é gerido por uma comissão administrativa que se tem esforçado e tem conseguido algumas melhorias. É importante que todas as pessoas que gostam do Clube contribuam da melhor forma que sabem e podem, assim certamente o Desportivo de Beja viverá melhores dias. Quanto à equipa sénior não tenho dúvidas que alcançará com maior ou menor dificuldade a manutenção.

Fábio Coentrão:
Em que ponto a saída de alguns jogadores como Pedro Crujo, Zé Claúdio, entre outros, causou dificuldades à equipa do CD Beja?

Mister Gameiro: É sempre complicado quando um plantel curto como o do Desportivo vê sair elementos, ainda para mais jogadores com qualidade e com experiência do campeonato e do próprio Clube, como são o caso dos jogadores referidos, mas a equipa reagiu bem, conta com elementos com qualidade, experientes e continua a lutar pela melhor classificação possível.


Fábio Coentrão:
Qual é para ti a equipa que têm demonstrado melhor futebol esta época no Distritalão e porquê?

Mister Gameiro:
Esta época tenho acompanhado pouco o Campeonato Distrital mas é indiscutível a supremacia do Castrense, não sendo surpresa pois conta um conjunto de jogadores de qualidade, experientes e liderados por um bom treinador. É um campeonato competitivo, com boas equipas e a nível individual com muitos jogadores que poderiam jogar em patamares superiores.
Fábio Coentrão: Achas que o CD Beja tem capacidade para se manter e fazer um campeonato de acordo com o esperado pelos seus adeptos já na próxima época?
Mister Gameiro:
O Desportivo certamente irá conseguir a manutenção esta época e na próxima acredito que conseguirá formar um plantel com qualidade suficiente para realizar uma boa temporada, será difícil que consiga lutar pela subida mas acredito que será possível lutar pela 1ª metade da tabela.

Fábio Coentrão:
A tua equipa de juniores é uma equipa forte, bem organizada e dispõe de alguns bons executantes, achas que esses jogadores poderão integrar o plantel sénior para o ano? Que jogadores destacas?

Mister Gameiro:
Não vou particularizar por respeito a todo o grupo mas o plantel conta com elementos que são regularmente chamados a treinar e jogar pela equipa principal, esta temporada inclusivamente já foi utilizado na equipa sénior um atleta júnior de 1º ano, e estou convicto que alguns jogadores do plantel júnior apresentam todas as condições para fazerem parte do plantel sénior do Desportivo de Beja, caso o treinador assim o entenda.

Fábio Coentrão:
Em que medida é importante dar oportunidade aos jovens que sobem do escalão de júnior para sénior?

Mister Gameiro:
É fundamental que sejam dadas oportunidades aos jogadores que fazem a sua formação no Clube, não só porque os mais capazes apresentam efectivamente potencial para serem mais-valias para o plantel sénior mas também como factor motivacional para que todos os jovens tenham a convicção de que se trabalharem serão recompensados com uma oportunidade na equipa principal quando terminarem a sua participação nos escalões de formação do Clube.

Fábio Coentrão:
Quais são os teus objectivos para a próxima época? Irás manter-te ao serviço dos juniores do CD Beja?

Mister Gameiro:
Só me vou debruçar sobre a próxima época quando a actual terminar e fizer um balanço mais exaustivo e menos emotivo que me permita evoluir enquanto treinador mas a minha vontade passa por continuar ligado ao futebol e ao treino.

Fábio Coentrão:
Não pensas num futuro próximo assumir o comando técnico de uma equipa de seniores? Já surgiram alguns contactos/convites para tal?

Mister Gameiro:
É uma situação que ainda não se colocou mas caso venha a surgir um convite nesse sentido irei analisá-lo com o mesmo gosto como o fiz até aqui. De uma forma natural acredito que vou chegar a uma equipa sénior mas dando um passo de cada vez e sem pressas.

Fábio Coentrão:
Queres deixar alguma mensagem aos teus jogadores (Juniores CD Beja) ?

Mister Gameiro:
Quero primeiramente enaltecer os meus jogadores que continuam a treinar e a dar o seu melhor em prol da equipa e do Clube e deixo a mensagem que lhes procuro incutir diariamente, que devem sempre dar o seu máximo, nunca sair de um jogo/treino com o pensamento que poderiam ter dado mais pois só assim conseguirão evoluir e ser melhores atletas e homens.

Fábio Coentrão:
Quais são os teus objectivos pessoais de momento?

Mister Gameiro:
A nível pessoal tenho como objectivos adquirir cada vez mais conhecimentos e experiencias que me permitam evoluir como treinador e como homem para quando me encontrar inserido num grupo de trabalho consiga contribuir positivamente para a melhoria individual e colectiva desse mesmo grupo.

Fábio Coentrão:
Quero agradecer a tua disponibilidade para responder as minhas perguntas mais uma vez muito obrigado.

Mister Gameiro:
Agradeço a oportunidade de falar um pouco do “meu” Desportivo de Beja e aproveito para te desejar as maiores felicidades a nível pessoal e que o Blog Cracks de Futebol continue a crescer e a divulgar o futebol alentejano.

Fábio Coentrão:
E oxalá o Desportivo de Beja volte em breve aos lugares onde deve estar! Mais uma vez obrigado e felicidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário