terça-feira, 5 de junho de 2012

Euro'2008: Portugal cai nos "quartos" frente à Alemanha Autor: DIOGO JESUS

Depois do trauma de ter perdido a final do Euro’2004, no Estádio da Luz, frente à Grécia, Portugal regressou a uma fase final de um campeonato da Europa, naquela que foi a sua quinta participação na prova – a quarta consecutiva. Para marcar presença na competição organizada pela Suíça e Áustria, a Seleção Nacional só carimbou o passaporte na última jornada da fase de qualificação, quando empatou no Estádio do Dragão com a Finlândia. Os comandados de Luiz Felipe Scolari terminaram o grupo em segundo lugar, atrás da Polónia.
Antes do Europeu, Portugal realizou três particulares, sendo que registou derrotas frente à Itália (1-3) e Grécia (0-1), tendo batido depois a Geórgia em Viseu (2-0).
Na fase final do Euro’2008, Portugal ficou inserido no Grupo A, juntamente com a anfitriã Suíça, os guerreiros turcos, e os físicos checos.
No jogo inaugural, a Seleção Nacional realizou um boa exibição frente à Turquia, tendo vencido por 2-0. Em Genebra, Pepe e Raul Meireles foram os marcadores de serviço.
Na segunda jornada, Portugal garantiu o apuramento para os quartos-de-final, ao bater a República Checa, em Genebra, por 3-1, com golos de Deco, Cristiano Ronaldo e Quaresma. Após este êxito, surgiu a notícia que o selecionador Luiz Felipe Scolari iria rumar ao Chelsea após a competição, criando alguma polémica sobre o “timming” da divulgação da notícia. A verdade é que após este anúncio, Portugal não mais iria vencer…
Na última jornada, e já com o apuramento garantido, Scolari apostou numa equipa alternativa e deu-se mal. Portugal foi derrotado pela Suíça, em Basileia, por 2-0, com golos de Yakin. Apesar do desaire, a Seleção Nacional terminou o Grupo A no primeiro lugar, com 6 pontos, à frente da Turquia, que terminou esta fase em igualdade pontual com a equipa das Quinas.
No “mata-mata”, Portugal cruzou-se com a Alemanha nos quartos-de-final, que surpreendentemente não conseguiu terminar à frente da Croácia no seu grupo. Frente aos alemães, Portugal perdeu por 3-2 e terminou a sua partipação no Euro’2008. Numa partida realizada em Basileia, os germânicos foram superiores e marcaram por intermédio de Schweinsteiger, Klose e Ballack. Pela Seleção Nacional, Nuno Gomes e Hélder Postiga reduziram.
Num Europeu marcado por forte apoio a Portugal, muito devido à enorme comunidade de emigrantes nacionais na Suíça, a Seleção não conseguiu igualar ou melhorar as suas últimas classificações em Europeus: finalista vencido em 2004 e meias-finais em 2000.
Curiosidades:
- Quim lesionou-se num treino a 7 de junho e foi substituído por Nuno.
- O quartel-general da Seleção ficou situado em Beau-Rivage, em Neauchâtel, Suíça.
- "Este autocarro é movido a Vontade de Vencer", foi o slogan escolhido para a inscrição da viatura oficial da Seleção Nacional.
- Portugal não teve nenhum jogador a marcar mais do que um golo durante o Europeu: marcaram 7 jogadores diferentes.
- Pepe e Bosingwa integraram a lista dos 23 melhores jogadores do Europeu.
Fonte:  http://www.record.xl.pt

1 comentário:

  1. José Figueira, ex coordenador da prospecção do S.L.BEnfica no distrito de Évora e Paulo Cruz ) ex electrico P.Sor), poderão integrar a estrutura do AC Milan no Belenenses. Desta vez mais uma boa noticia para a nossa cidade.

    ResponderEliminar