sexta-feira, 15 de junho de 2012

Os sonhos de Bruno

texto: Carlos Pinto / foto: DR
Jovem árbitro bejense vai estrear-se nos quadros nacionais em 2012-2013
Os sonhos de Bruno

Bruno Vieira vai estrear-se em 2012-2013 nos escalões nacionais e sonho com voos ainda maiores.
FUTEBOL. O pai Jaime Vieira continua a ser o "ídolo" de Bruno, que aos 23 anos sonha em chegar aos principais palcos futebolísticos do país… e do mundo!
Aos 23 anos, Bruno Vieira acaba de cumprir mais um dos seus muitos sonhos! O jovem árbitro bejense garantiu no último sábado, 9, a promoção ao terceiro escalão nacional, depois de ter ficado apto nas provas de acesso realizadas na cidade de Tomar, e por estes dias tem andado "nas nuvens".
   "Nem tenho palavras para explicar tal euforia. Era algo que já procurava há cerca de três anos e consegui-lo agora, com 23 anos, é bestial para mim. É uma espécie de sonho realizado, algo que por vezes pensamos que nunca irá acontecer e que de um momento para o outro começa a fazer sentido na nossa vida", admite ao "CA".
   A promoção aos quadros nacionais foi a "cereja no topo do bolo" de uma época inesquecível para Bruno Vieira, que já tinha alcançado a primeira posição na classificação final de 2011-2012 do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja. "Foi uma época perfeita" e "felizmente consegui atingir os objectivos que tinha traçado", sublinha.
   Para já o tempo é de celebrar a subida, mas dentro em breve Bruno Vieira vai começar a dedicar-se ao desafio que tem pela frente, até porque em 2012-2013 as "regras do jogo" vão mudar, com a anunciada extinção do campeonato nacional da 3ª divisão e a mais que provável redução do número de árbitros nos quadros da Federação Portuguesa de Futebol.
   "Isso faz com que o meu trabalho possa ser apenas temporário, uma vez que vai haver um número grande de descidas. Mas actualmente não penso muito nisso! Quero apenas trabalhar para fazer uma grande época e tentar conseguir ficar o mais perto dos lugares cimeiros, de forma a conseguir subir para a segunda categoria nacional", adianta o jovem árbitro bejense.
   Para tal, Bruno Vieira espera "fazer algumas alterações a nível de treinos e de estudo", ainda que prometa "manter a mesma postura" dentro de campo. E sobre os dois árbitros assistentes que o vão acompanhar na próxima temporada prefere… jogar à defesa! "Vou esperar pela saída das classificações nacionais e depois reunir com o Conselho de Arbitragem, de forma a chegarmos a um acordo mútuo", explica.
  
Seguir as pisadas do pai
   Estudante de gestão de empresas em vias de terminar o curso, Bruno Vieira chega pela primeira vez na sua carreira ao terceiro escalão nacional uma década depois de se ter aventurado no mundo da arbitragem. E como muitas vezes acontece com os mais novos, tudo começou por "culpa" do pai, Jaime Vieira, antigo árbitro de futebol e actualmente juiz internacional de hóquei em patins!
   "Partiu dele essa influência e tem sido o meu pilar em termos de trabalho e melhoria como árbitro e pessoa", confessa Bruno, que tirou o curso de árbitro com apenas 13 anos e um ano depois já estava nos campos do "Distritalão", como assistente do progenitor em duas partidas.
   Talvez por isso o jovem árbitro não hesite em apontar Jaime Vieira como o seu único "ídolo" em termos de arbitragem. Ainda assim, Bruno Vieira admite identificar-se com Artur Soares Dias ou Pedro Proença, árbitros portugueses que já alcançaram aquele que é o grande sonho do juiz bejense: chegar a internacional.
   "Fui sempre um miúdo que pretende apenas subir um degrau de cada vez. Mas é óbvio que o meu sonho é atingir a primeira categoria e chegar a internacional! Esses patamares estão muito longínquos, mas fazem parte de um sonho que levo comigo desde pequeno", conclui.
  
  
  
  
TAMBÉM SUBIRAM...
  
  
   André Baltasar

   Terceiro classificado entre os árbitros em 2011-2012, André Baltasar ficou apto nas provas em Tomar (onde chegou como suplente) e foi igualmente promovido.
  
Marisa Sousa
   Aos 23 anos, Marisa Sousa cumpriu o sonho de chegar aos escalões nacionais. Em 2012-2013 vai representar o distrito de Beja no quadro feminino.
  
Valter Canhita
   Depois anos a jogar, Valter Canhita dedicou-se à causa da arbitragem e esta época garantiu o acesso à segunda categoria nacional como árbitro assistente.
  
David Tripa
   O futsal é uma modalidade em crescimento no país e David Tripa é mais um árbitro de Beja a garantir presença nos escalões nacionais.
Distrito está bem servido

Bruno Vieira faz parte de uma nova geração de árbitros baixo-alentejanos que, na sua opinião, pode dar muitas alegrias ao distrito de Beja. "Temos muita qualidade e árbitros jovens que podem chegar a patamares superiores. Sei que daqui a uns anos a arbitragem de Beja vai estar em grande número nos escalões da Federação e, quem sabe, da Liga", afiança o juiz bejense, que considera que a nível local só é necessário melhorar alguns "pormenores", nomeadamente "as metodologias de treino". "Penso que deveremos apostar mais no trabalho feito com os árbitros e na formação, pois são esses pormenores que a médio e longo prazo nos fazem ser melhores árbitros e indivíduos mais bem preparados a nível físico e mental para competir com os diversos obstáculos que nos vão aparecendo na nossa vida", justifica Bruno Vieira, um dos cinco árbitros do distrito promovidos aos quadros nacionais no final desta época.
Fonte:  http://www.correioalentejo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário