Foi uma viragem em toda a linha. O empenho do Rei da Inglaterra colocou Londres no centro do mapa olímpico ao ser construído um estádio de raíz, em White City, nos arredores, com capacidade para 80 mil espectadores e onde poderiam ser disputadas as provas de atletismo de pista (incluindo os saltos), ciclismo, ginástica e luta, para lá, do futebol.
Por todas estas razões, os Jogos de Londres foram os primeiros que contaram com a apresentação da cerimónia oficial de abertura, desfilando delegações de todos os países.
O factor casa pesou bastante e pela primeira vez a Grã-Bretanha liderou o quadro de medalhas nuns Jogos bastante participados com 22 nações e 2.008 atletas, entre os quais 37 mulheres.
Factor insólito em toda a história dos Jogos Olímpicos: o inglês Wundham Halswelle foi o único concorrente na repetição da final dos 400 metros, disciplina onde os norte-americanos Carpenter e Robbins cometeram falta. Quando foi ordenada a repetição da final, os norte-americanos não quiseram apresentar-se e o inglês triunfou no belo tempo de 50 segundos.
• Os arqueiros Charlotte Dod e William Dod foram o primeiro irmão e irmã a receberem medalhas olímpicas.
• Oscar Swahn, com 60 anos, foi o atleta mais velho a ganhar uma medalha de ouro. Aconteceu na competição de tiro.
• Dá-se a estreia do hóquei em campo no calendário olímpico.
• O italiano Dorando Pietri é desclassificado, após vencer exausto a maratona, por ter sido ajudado a cruzar a meta pelos juízes de chegada.
• A final da prova de luta greco-romana entre Martensson e Mauritz foi adiada para que o primeiro pudesse recuperar de uma lesão. E acabou por ser campeão.
• Foram os Jogos mais longos de sempre, durando 178 dias. Inaugurados em 24 de Abril, os Jogos terminaram apenas em 31 de Outubro
Fonte: http://www.record.xl.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário