quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Entrevista com Gonçalo Ramos Arbitro da AFBeja


1º Como entraste na Arbitragem e quando?

R: O começo na arbitragem começou através de um amigo, Ricardo Guerreiro, que também é árbitro da AFBeja. Isto tudo começou quando fui árbitro nos jogos amigáveis aqui da minha vila, o SRColense… ouvi vários elogios da minha exibição. Passado um tempo ouve um curso de formação de árbitros no Vale de Santiago onde participei nesse curso. Aí percebi o quanto era a arbitragem importante para mim, e a partir desse curso o entusiasmo pela arbitragem aumentou bastante. No final do curso, fui realizar as provas físicas e escritas em Beja, onde foram realizadas com sucesso e pronto, depois começaram-me a dar oportunidades a AFBeja.

2º Qual tem sido o teu percurso na arbitragem até aqui?

R: Tem sido bastante positivo o meu percurso de arbitragem. Tenho realizado vários jogos de vários escalões e estou bastante contente com as oportunidades que a AFBeja me proporciona. E, pronto, tenho estado desde a minha carreira na arbitragem a ganhar experiência em todos os jogos. Não importa se o jogo é de Benjamins ou de Seniores, o que interessa é que demos tudo em todos os jogos e para assimilar um nível de experiência.

3ª Como vê o atual momento da arbitragem no nosso distrito?

R: Como é de conhecimento de nós todos, várias associações tem feito grandes esforços para proporcionar grandes espetáculos no Desporto, neste caso no futebol, e a nossa associação não foge à regra. Hoje em dia é bastante difícil suportar os orçamentos em todos os aspetos, mas a direção da AFBeja está a fazer os possíveis e os impossíveis para que continuemos a ver grandes encontros.


4ºNo Nosso Distrito a arbitragem tem falta de Cultura ou não e porquê?

R: Acho que não. O Distrito de Beja é bastante bom em termos de cultura, e a arbitragem também o é. Temos grande qualidade no nosso distrito em termos de arbitragem, e muitos já tem várias experiências em termos de arbitragem nacional, e ainda alguns lá estão. Portanto, acho que a falta de cultura não se aplica no nosso distrito em termos de arbitragem.

5ªQuais as pessoas que tem dificultado o teu trabalho na arbitragem?

R: Ninguém me tem dificultado o meu trabalho na arbitragem. O trabalho que faço durante os fins-de-semana depende de mim próprio e das minhas exibições. Tanto o público, como os dirigentes e os jogadores fazem parte do futebol… portanto, não me dificultam o trabalho, mas apenas tenho que saber lidar com estas partes constituintes do futebol, e o arbitro tem essa responsabilidade.

6ª Qual a referência que tens na Arbitragem?

R: Há vários árbitros que tenho em referência, como o antigo árbitro internacional e italiano, Pierluigi Colina e o árbitro Inglês Howard Webb. Os árbitros portugueses na minha opinião são dos melhores do mundo, muito se questiona a qualidade da arbitragem portuguesa, mas na minha opinião não há razões para tal. Pedro Proença e Olegário Benquerença são os árbitros que mais aprecio, embora, não retire mérito aos restantes árbitros do nosso principal escalão.



7º O que achou a palestra do Arbitro Duarte Gomes?

R: Foi com um enorme prazer e agradeço a AFBeja pela oportunidade de ir ao Árbitro Jovem em Praia de Mira. Lá realizou-se várias palestras bastante importantes de vários árbitros conceituados no nosso futebol, e um deles foi o Duarte Gomes. O tema era “ Liderança/ Motivação nas várias fases o caminho da excelência”. Na minha opinião esclareceu os jovens árbitros de uma forma bastante simples, o que nos deixou bastante felizes ao ouvir um grande exemplo na arbitragem, a nos dar a conhecer a sua carreira de arbitragem.

 8ªDeixa uma mensagem para os leitores deste blogue e um comentário sobre este blogue?

R: Pronto, foi um prazer realizar esta entrevista a este blogue.
A mensagem que deixo aos leitores é que não deixem de apoiar o futebol do nosso Distrito, pois sem nós o futebol não existia, nós como árbitros e as outras pessoas como os dirigentes ou mesmo o público que faz parte no Futebol.
Este blogue é bastante importante, pois mantêm as pessoas informadas sobre as novidades e notícias da atualidade no Distrito de Beja, parabéns e continue com este blogue em frente.


Obrigado por dar esta entrevista ao nosso blogue e desejamos-lhe toda a sorte para

Sem comentários:

Enviar um comentário