Piloto
de Portalegre vai guiar um Opel Mokka Proto no Campeonato de Portugal de
Todo-o-Terreno
Dois anos após a estreia do Astra Proto, Nuno
Matos assume mais um aliciante desafio na sua carreira, agora com o
desenvolvimento de um protótipo que tem por base o novo SUV compacto da Opel ,
o Mokka. A estreia com o novo veículo está prevista para a primeira de seis
provas que compõem o calendário nacional de 2013, o Ervideira Rali TT,
praticamente em simultâneo com o lançamento do Opel Mokka no mercado nacional
Determinado em dar um novo impulso à sua
carreira, mas também em elevar ainda mais o nível competitivo da época que em
breve se inicia, Nuno Matos prepara-se para estrear, tal como há dois anos, um
novo e aliciante projecto no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT).
Dando a melhor sequência à ligação iniciada com
a Opel Portugal em 2011, o piloto de Portalegre terá agora a responsabilidade
de estrear em competição o novo Opel Mokka, modelo que assinala a entrada do
construtor alemão no segmento dos SUV compactos, com lançamento no mercado luso
previsto para o início de Abril.
“Embora muito satisfeito com o nível que
conseguimos alcançar com o Astra Proto em apenas dois anos, a verdade é que o
desejo de evoluir falou mais alto… Não sendo este o caminho mais fácil, é
seguramente o mais desafiante”, confessou Nuno Matos, que ao volante do Astra
Proto venceu duas provas à geral, subiu por cinco vezes ao pódio e esteve na
luta pelo vice-campeonato até à última prova.
“Claro que preferia ter um pouco mais de tempo
para testar mais exaustivamente o novo carro, mas confesso que não podia estar
mais motivado com este projecto, quer pela oportunidade de darmos um importante
salto competitivo, quer pelo voto de confiança manifestado por cada um dos
nossos parceiros”, explicou o vencedor da Taça FIA de Bajas em 2010.
Ainda em fase de construção nas oficinas da
DePieres Competição, em Penafiel, o Opel Mokka Proto deverá cumprir o seu
baptismo competitivo já na prova de abertura do CPTT, que após o adiamento da
Baja do Algarve, passou a ser o Ervideira Rali TT, a 20 e 21 de Abril.
“Como só muito recentemente é que conseguimos
viabilizar este projecto, temos agora pela frente um calendário muito apertado
para concluir o carro a tempo da prova de Reguengos. É uma tarefa difícil e que
vai exigir muito esforço da nossa parte, se bem que toda a equipa está
empenhada na concretização desse objectivo”, referiu Nuno Matos, que voltará a
formar dupla com Filipe Serra.
Preparado de acordo com as mais recentes regras
introduzidas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) ao nível da
categoria T1, o Mokka Proto constitui uma clara evolução face ao seu
antecessor, nomeadamente ao nível do chassis, roll-bar, travões, electrónica,
distribuição de peso, centro de gravidade e distância entre eixos (com um
acréscimo de 10 centímetros face ao Astra Proto), entre outros pequenos
detalhes, mantendo apenas inalterada a motorização turbodiesel de 3 litros já
utilizada no Astra Proto, assim como o sistema de suspensões e a caixa de
velocidades.
Com um percurso
irrepreensível nas categorias secundárias, conquistando o bicampeonato de T8,
em 2007 e 2008, e os títulos nacional e mundial de T2, respectivamente em 2009
e 2010, Nuno Matos cumpriu em 2011 o desejado salto para a categoria rainha do
CPTT, logrando chegar à sua primeira vitória à geral logo na sua época de estreia
em T1. Depois de em 2012 ter sido um dos principais animadores do campeonato,
vencendo a prova inaugural e liderando a competição até à terceira etapa do
calendário, o piloto de Portalegre assume para 2013 o desejo de lutar
regularmente pelos primeiros lugares em todas as provas e concluir o ano no
pódio do CPTT.
Posted by Alentejo e Desporto
Fonte: http://alentejoedesporto.blogspot.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário