quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Nuno Matos aposta em Opel Mokka Proto

Piloto de Portalegre vai guiar um Opel Mokka Proto no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno

Dois anos após a estreia do Astra Proto, Nuno Matos assume mais um aliciante desafio na sua carreira, agora com o desenvolvimento de um protótipo que tem por base o novo SUV compacto da Opel , o Mokka. A estreia com o novo veículo está prevista para a primeira de seis provas que compõem o calendário nacional de 2013, o Ervideira Rali TT, praticamente em simultâneo com o lançamento do Opel Mokka no mercado nacional
Determinado em dar um novo impulso à sua carreira, mas também em elevar ainda mais o nível competitivo da época que em breve se inicia, Nuno Matos prepara-se para estrear, tal como há dois anos, um novo e aliciante projecto no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT).
Dando a melhor sequência à ligação iniciada com a Opel Portugal em 2011, o piloto de Portalegre terá agora a responsabilidade de estrear em competição o novo Opel Mokka, modelo que assinala a entrada do construtor alemão no segmento dos SUV compactos, com lançamento no mercado luso previsto para o início de Abril.
“Embora muito satisfeito com o nível que conseguimos alcançar com o Astra Proto em apenas dois anos, a verdade é que o desejo de evoluir falou mais alto… Não sendo este o caminho mais fácil, é seguramente o mais desafiante”, confessou Nuno Matos, que ao volante do Astra Proto venceu duas provas à geral, subiu por cinco vezes ao pódio e esteve na luta pelo vice-campeonato até à última prova.
“Claro que preferia ter um pouco mais de tempo para testar mais exaustivamente o novo carro, mas confesso que não podia estar mais motivado com este projecto, quer pela oportunidade de darmos um importante salto competitivo, quer pelo voto de confiança manifestado por cada um dos nossos parceiros”, explicou o vencedor da Taça FIA de Bajas em 2010.
Ainda em fase de construção nas oficinas da DePieres Competição, em Penafiel, o Opel Mokka Proto deverá cumprir o seu baptismo competitivo já na prova de abertura do CPTT, que após o adiamento da Baja do Algarve, passou a ser o Ervideira Rali TT, a 20 e 21 de Abril.
“Como só muito recentemente é que conseguimos viabilizar este projecto, temos agora pela frente um calendário muito apertado para concluir o carro a tempo da prova de Reguengos. É uma tarefa difícil e que vai exigir muito esforço da nossa parte, se bem que toda a equipa está empenhada na concretização desse objectivo”, referiu Nuno Matos, que voltará a formar dupla com Filipe Serra.
Preparado de acordo com as mais recentes regras introduzidas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) ao nível da categoria T1, o Mokka Proto constitui uma clara evolução face ao seu antecessor, nomeadamente ao nível do chassis, roll-bar, travões, electrónica, distribuição de peso, centro de gravidade e distância entre eixos (com um acréscimo de 10 centímetros face ao Astra Proto), entre outros pequenos detalhes, mantendo apenas inalterada a motorização turbodiesel de 3 litros já utilizada no Astra Proto, assim como o sistema de suspensões e a caixa de velocidades.
Com um percurso irrepreensível nas categorias secundárias, conquistando o bicampeonato de T8, em 2007 e 2008, e os títulos nacional e mundial de T2, respectivamente em 2009 e 2010, Nuno Matos cumpriu em 2011 o desejado salto para a categoria rainha do CPTT, logrando chegar à sua primeira vitória à geral logo na sua época de estreia em T1. Depois de em 2012 ter sido um dos principais animadores do campeonato, vencendo a prova inaugural e liderando a competição até à terceira etapa do calendário, o piloto de Portalegre assume para 2013 o desejo de lutar regularmente pelos primeiros lugares em todas as provas e concluir o ano no pódio do CPTT.


Fonte:  http://alentejoedesporto.blogspot.pt

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