domingo, 24 de março de 2013

“Se fosse uma vez internacional, não me tremiam só as pernas mas sim os 206 ossos do corpo”, Ana Beja, FC Serpa


anabeja4
1) B.I. Futebolistico Nome completo: Ana Maria Guerreiro Beja Nome Futebolístico: Aninhas Local e data de nascimento: Beja, 16/05/1998 Nacionalidade: Santa Iria Profissão: Estudante Ano que iniciaste a prática futebol federado: 2012/2011 Clubes que já representaste no futebol: FC Serpa Clube Actual: FC Serpa Posição especifica: Ala direita ou avançada Títulos Colectivos Conquistados : nenhum Títulos Individuais Conquistados : Número de internacionalizações: 0 Clube Favorito: SCP-Sporting Número Preferido: 16 Jogador preferido: Cristiano Ronaldo Jogadora preferida: Marta Silva Uma virtude: Determinada Um defeito : Teimosa
2)Como é que começaste a praticar futebol?
Comecei a praticar futebol com pouca idade. No início era só uma brincadeira com a minha irmã, e nos intervalos com os meus amigos. Depois alguns professores observaram-me e insistiram para que eu entrasse num club do desporto escolar. A partir daí tornou-se um hobby, uma paixão. (Isto tudo em Espanha).
Quando cheguei a Portugal começou tudo de novo, porque tinha vergonha de jogar a bola com os rapazes, visto que eram novos amigos e eu era a única rapariga que jogava. Mas nas aulas de Educação Física a professora ficou espantada porque eu era diferente das outras raparigas, porque eu gostava de praticar todo tipo de desporto. Inscrevi-me novamente no desporto escolar. Depois uma amiga aconselhou-me a entrar no FC Serpa e nunca mais deixei de praticar

3)Tiveste o apoio da tua família?
Sim, sempre. A minha irmã é tipo eu gosta de praticar todos os desportos. Sempre senti todo o apoio da parte da minha mãe, porque ela sabe que o desporto me faz feliz. Ela diz-me sempre “Lá vai a minha lebre. Marca muitos golos e que ninguém te apanhe a correr” quando chego a casa depois do mega quilometra ou mega sprinter ou corta mato ou quando chego de um jogo, com uma medalha ou a dizer que marquei um golo ela fica muito contente por mim e diz-me “Este ano ninguém te apanha”.

4)O futebol foi sempre a única paixão , ou gostavas de fazer desporto em geral?
Gosto de fazer desporto em geral, nomeadamente, futebol e atletismo.

ana beja
5)Qual foi o melhor e o pior momento que viveste no futebol até hoje e porquê?
O melhor momento foi quando soube que fui convocada para a Seleção Futebol 7 Feminino sub17 – AFB.
Por outro lado, o meu pior momento foi quando sei que a minha equipa, inclusive eu, demos tudo em campo até não poder mais, saber que merecíamos ganhar, saber que estava em jogo a nossa posição no campeonato, mas mesmo assim ter 2 ou 3 deslizes que fazem os 2 golos que levam à vitoria a outra equipa…

6)Como te descreves como jogadora?
Acho que o meu forte é a velocidade e a resistência, penso que a minha visão de jogo não é muito má, mas tenho de insistir mais na qualidade de passe, ou seja, tenho que jogar com juízo, com a cabeça no lugar, com calma, com inteligência…

7)Tens alguma superstição ou ritual antes ou depois dos jogos?
Antes dos jogos tento sempre ter a mente em branco…

8)O que te motiva para continuares a jogar futebol?
A PAIXÃO pelo FUTEBOL FEMININO é o que mais me MOTIVA, a minha EQUIPA, MISTER, DIRETORES, JOGADORAS, família, amigos e o meu melhor amigo um amigo especial (André Martins)

anabeja2
9)Alguma vez sentiste que o futebol te prejudicava nos estudos ou na tua vida profissional?
Sim, porque este ano vou ter exames e os treinos tiram-me muito tempo para estudar. No entanto, nas semanas que não tinha testes tentava sempre ir. Nunca deixei de praticar..

10)A falta de condições e de reconhecimento do futebol feminino é só um problema de dinheiro?
Não, o dinheiro, do meu ponto de vista, é um problema secundário. O grande e grave problema, infelizmente, é o preconceito que existe contra as mulheres. Alguns homens são machistas e não gostam do futebol feminino, mas isto não é recente porque até os mais novos são preconceituosos e chamam “Maria rapaz” às raparigas que jogam futebol…

11)Achas que o futebol feminino ainda está ligado a preconceitos?
Sim, infelizmente sim, sem dúvida alguma

12)Achas que num futuro próximo vamos ter uma liga profissional em Portugal?
Não sei, mas espero bem que sim, pode ser que o futebol feminino seja reconhecido como um desporto normal praticado por mulheres

13)Qual a liga estrangeira que mais te atrai?
A liga Americana.

14)Se te aparecesse uma oportunidade para ser profissional em Portugal ou no estrangeiro aceitavas?
Claro que sim! Sem pensar 2 vezes… o meu sonho é exactamente esse!

15)Até quando pensas jogar futebol?
Até que realize o meu sonho!
16)Como é vestir a camisola da selecção portuguesa?
Quem me dera poder responder a esta pergunta, mas não posso porque ainda nunca vesti uma, mas deve ser fantástico…
17)Qual a sensação antes de entrar em campo na 1ª internacionalização ? As pernas tremem muito ?
Infelizmente, não tenho essa experiência, mas se eu fosse a uma internacionalização não só me tremiam as pernas mas sim os 206 ossos do corpo humano…

anabeja1Fonte: http://futebolfemininoportugal.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário