Corre-se hoje a 3.ª etapa da 31.ª Volta ao Alentejo em Bicicleta, com uma ligação entre Vidigueira e Mértola com a extensão de 174,6 quilómetros, o percurso mais longo do figurino da prova.
Texto Firmino Paixão
Uma tirada com partida agendada para as 11 horas de hoje, sexta-‑feira, que leva o pelotão de 150 unidades desde a Cidade do Vinho 2013 para uma passagem pela vila de Cuba, rica em tradições na velocipedia nacional, e o posterior regresso a Vidigueira, de onde a caravana ruma para a Margem Esquerda do Guadiana, via Pedrógão do Alentejo e Mina da Orada, cumprindo uma primeira meta volante em Serpa.
Segue-se a visita a Santa Iria, Vale dos Mortos, Vale do Poço e Mina de São Domingos, antes de uma primeira passagem por Mértola, onde está traçada a segunda meta volante do dia. O pelotão dirige‑se depois para Alcaria Ruiva, Penilhos e São João dos Caldeireiros, antes de voltar à Vila Museu para conclusão da etapa, eminentemente dedicada aos roladores, face à ausência de elevações que justifiquem qualquer contagem para o prémio de montanha (camisola “grená” patrocinada pela Vidigueira – Cidade do Vinho 2013).
Amanhã os ciclistas partem de Ourique, fletindo para o litoral alentejano até Odemira, onde estará traçada a meta final da quarta tirada, com 153,3 quilómetros e passagem por castro Verde, Aljustrel, Cercal, Milfontes, Zambujeira e a meta final no berço do Rio Mira. Os derradeiros quilómetros rolam-se no domingo, com um exigente circuito entre Vila Nova de Santo André e Santiago do Cacém, intercalado por quatro contagens para o prémio de montanha, dificuldades que poderão ajudar a definir o vencedor.
O pelotão integra 19 equipas, as seis de elites nacionais e quatro sub/23, mais nove formações estrangeiras, grupo onde os bascos da Euskadi substituíram, quase à última hora, a formação russa da Lokosphins, equipa pela qual correu o vencedor da edição de 2012, Alexey Kunshin.
Na tarde do próximo domingo, em Santiago do Cacém, serão laureados os vencedores de mais uma edição da “Alentejana”, organizada pela PAD e pela Cimac, com o apoio do Crédito Agrícola da Costa Azul e das autarquias do Alentejo e, seguramente, será cumprida a tradição de consagrar mais um vencedor diferente para a Volta ao Alentejo, uma das provas por etapas com mais carisma do calendário nacional, a seguir à Volta a Portugal.
Daniel Silva venceu tirada inaugural O ciclista português Daniel Silva, chefe de fila da equipa Rádio Popular/Onda, venceu a primeira tirada da 31.ª Volta ao Alentejo em Bicicleta/Crédito Agrícola Costa Azul, disputada entre castelo de Vide e Marvão, numa distância de 167 quilómetros, tornando-se o primeiro líder da classificação geral individual da edição de 2013 da “Alentejana”.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário