sexta-feira, 26 de abril de 2013

1ª Lei de jogo

Ao contrário do que as pessoas pensam, os árbitros tem que ter muitos conhecimentos e trabalho para realizar boas arbitragens. Agora vou apresentar a primeira lei de jogo que é designada por terreno de jogo. Acerca do terreno de jogo, inclui vários tópicos, como por exemplo:

- Superfície de jogo
-Marcação do terreno
-Dimensões
-Área de baliza
-Área de grande penalidade
-Bandeiras
-Balizas

Acerca da superfície de jogo, o árbitro tem que saber os diferentes pisos que podem servir para a prática do futebol para a respetiva competição. Aqui no nosso distrital como sabemos, pode ser Relvado natural, sintético ou não-relvado.

Marcação do terreno:

O terreno de jogo têm medidas máximas e mínimas que os árbitros têm que saber para a prática do futebol.




Nesta imagem, temos as dimensões mínimas e máximas de um campo de futebol.


A área de baliza é caracterizada por duas linhas perpendiculares à linha de baliza a 5,5 metros de cada poste da baliza (como podemos observar através da figura) e uma linha paralela à linha de baliza.


A área de grande penalidade corresponde ao “retângulo maior” que tem de comprimento 40,32 m e de largura 16,5 m. É na área de grande penalidade em que situa a marca da grande penalidade e que se encontra a 11 m da linha de baliza

Em cada canto, é colocada uma bandeira, com altura mínima de 1,50 m.

As balizas são constituídas por dois postes transversais e uma barra a uni-los. Estes deverão ser de madeira, metal ou outro material aprovado e podem ser, rectangulares ou redondos. A distância entre os dois postes é de 7,32 m e a distância da barra transversal ao solo é de 2,44m. As balizas devem colocadas de forma segura, de forma que ninguém corra risco algum.



Noticia de Gonçalo Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário