O atleta Vasco Rafael (individual), jovem de 23 anos, natural de Grândola, ganhou o 17.º Grande Prémio de Atletismo de Alcácer do Sal, evento marcado pelo mau tempo e algumas deficiências de organização.
Texto e foto Firmino Paixão
O Grande Prémio de Atletismo Páscoa 2013, formatado com uma prova de estrada, com a extensão de 7,3 quilómetros, e uma caminhada, reuniu, em Alcácer do Sal, cerca de duas centenas de concorrentes (atletas populares, federados e caminheiros), debaixo de condições climatéricas muito adversas e sem qualquer ajuizamento oficial, o que levou a enganos de percurso que influíram na verdade desportiva da prova.
Os atletas partiram da pista do estádio municipal, passando pelo IC1, estrada da Comporta, rotunda do Forno da Cal e, devido às obras de beneficiação da baixa ribeirinha, tomavam o passeio marítimo junto ao Clube Náutico, até ao início da ponte pedonal, onde a meta estava assinalada.
Foi o percurso cumprido pelo atleta Vasco Rafael que se sagrou vencedor da corrida. Sorte diferente teve a cerca de meia dúzia de outros concorrentes que avançaram para a ponte metálica e pelo meio das obras atingiram quase, em simultâneo, a outra extremidade da ponte pedonal, mas na margem contrária, onde não existia meta, nem ninguém que os recebesse.
O mau tempo não pode ter sido “a mãe de todos os males”. A deficiente sinalização do percurso, essa sim, justificou as reclamações existentes no momento de entrega dos prémios aos primeiros cinco classificados (os que cumpriram o percurso oficial). O grandolense Vasco Rafael, alheio a estes imprevistos, sempre foi dizendo: “Cumpri o percurso oficial, na última parte encontrei uma rapariga que me disse para vir para a esquerda e foi o que eu fiz, tenho a minha consciência tranquila”. O atleta referiu ainda que foi “uma prova muito difícil, debaixo de condições atmosféricas anormais, muita chuva e muito vento, sobretudo na ponte que atravessa o rio Sado, uma corrida que em que se exigiu um grande sacrifício aos atletas”. E concluiu comentando: “Estou a correr como individual, o meu objetivo passa apenas por melhorar os meus registos nas distâncias de cinco e dez mil metros”. Um fundista bem-sucedido, que procura clube.
Classificações: 1.º Vasco Rafael (individual). 2.º Duarte Bandeira (individual). 3.º Fernando Mestre (São Francisco da Serra). 4.º Gonçalo Santos (São Francisco da Serra). 5.º Hugo Gonçalves (São Francisco da Serra).
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário