1) B.I. Futebolistico Nome completo: Ana Rita Larguinho Pestana Nome Futebolístico: Pestana Local e data de nascimento: Beja, 04-02-92 Nacionalidade: Portuguesa Profissão: Estudante Ano que iniciaste a prática futebol federado: 2010 Clubes que já representaste no futebol: Crazy mission sports, Mineiro Aljustrelense, Odemirense Clube Actual: Odemirense Posição especifica: Média Títulos Colectivos Conquistados : Super taça 2010/2011, Campeonato distrital 2011/12, Taça distrital 2011/2012, Títulos Individuais Conquistados : Fiz parte do 7 do ano em 2011/2012 (não sei se conta como titulo individual) Número de internacionalizações: Clube Favorito: Sporting Número Preferido: 17 Jogador preferido: Jorge Raposo Jogadora preferida: Ana Larguinho Uma virtude: Lutadora Um defeito: explosiva
2)Como é que começaste a praticar futebol?
Sempre fui desportista, pratiquei 14 anos patinagem artística, entretanto desisti, e como não posso estar sem fazer desporto, amigas minhas convidaram-me para eu jogar e fui.
3)Tiveste o apoio da tua família?
Claro, a minha família apoia-me sempre nas minhas decisões, tanto que a minha mãe ( Ana Larguinho) também foi jogar comigo.
4)O futebol foi sempre a única paixão , ou gostavas de fazer desporto em geral?
Como referi lá em cima, pratiquei patinagem artística muitos anos, mas sempre joguei futebol na rua com os amigos e na praia.
5)Qual foi o melhor e o pior momento que viveste no futebol até hoje e porquê?
Melhores Momentos foram realmente fazer amizades, rever amigas que não via há algum tempo, e principalmente de ter ganho os títulos com as equipas onde pratiquei futebol.
O pior momento foi quando a equipa Mineiro Aljustralense perdeu a super taça, foi uma sensação que eu nunca tinha sentido.
6)Como te descreves como jogadora?
Não sou muito boa jogadora, a minha praia sempre foi os patins, tanto que as minhas colegas brincavam comigo por isso, mas sempre fui uma pessoa lutadora, deu sempre o máximo em campo, nunca desisti até ao ultimo minuto, e isso fez de mim uma pessoa mais segura e mostrei a muitas pessoas que por vezes não é preciso ter uma técnica brilhante para ser uma jogadora presente em campo.
7)Tens alguma superstição ou ritual antes ou depois dos jogos?
Tenho apenas uma, o numero da camisola, sempre joguei com o 17, é o meu numero.
8)O que te motiva para continuares a jogar futebol?
Neste momento já não jogo e para o ano também não vou jogar, voltei a competição da patinagem e é muito difícil conciliar as duas coisas, mas o que me motivava era saber que podia contar com todas as minhas colegas, que iria voltar a vê-las em mais um jogo( sim porque eu não poderia ir aos treinos todos por causa da universidade), que poderia aguentar mais um dia de brincadeira, a união é enorme.
9)Alguma vez sentiste que o futebol te prejudicava nos estudos ou na tua vida profissional?
Não o futebol não prejudica nada.
10)A falta de condições e de reconhecimento do futebol feminino é só um problema de dinheiro?
Não, na minha opinião acho que muitos clubes, muitas pessoas, ainda acham que o futebol é apenas para homens, que as mulheres servem para o ballet e etc. Digo apenas a essas pessoas que estão redondamente enganadas, que existe muita qualidade no futebol feminino, que existem muitas mulheres a jogar bem melhor que muitos homens, é essa qualidade que não é reconhecida pelas pessoas.
11)Achas que o futebol feminino ainda está ligado a preconceitos?
Sim, como referi na questão acima, ainda está, mas vejo que já está um pouco melhor.
12)Achas que num futuro próximo vamos ter uma liga profissional em Portugal?
Não sei, mas seria ótimo, existem muitos talentos em Portugal.
13)Qual a liga estrangeira que mais te atrai?
A espanhola e a Inglesa.
14)Se te aparecesse uma oportunidade para ser profissional em Portugal ou no estrangeiro aceitavas?
Não sei, porque a minha vida pessoal e escolar está acima de tudo, não sei se conseguiria deixar tudo.
15)Até quando pensas jogar futebol?
Já referi numa questão anterior que já deixei de praticar futebol federado, mas sempre uma boa peladinha com as amigas ou mesmo com os amigos é sempre boa.
16)Como é vestir a camisola da selecção portuguesa?
Nunca tive esse privilégio, mas deve ser uma sensação única.
17)Qual a sensação antes de entrar em campo na 1ª internacionalização ? As pernas tremem muito ?
Como referi na questão anterior, não tive esse privilégio, mas deve ser a melhor sensação de sempre, representar o nosso pais.
Fonte: http://futebolfemininoportugal.com
Sem comentários:
Enviar um comentário