terça-feira, 29 de outubro de 2013

Duatlo. Garmin dominou em Estremoz



O Garmin Olímpico de Oeiras conquistou no passado domingo, dia 27, a Taça de Portugal PORterra 2013. O clube da linha de Cascais venceu coletivamente, em masculinos e femininos, o II Duatlo do Sistema Solar, em Estremoz, tendo os triunfos individuais sido alcançados por Daniel Martins, do Fonte Grada, e Cristiana Valente, do Clube dos Galitos.
Daniel Martins terminou os 12,3 km de corrida, 78 km de BTT e 9,7 km de corrida em 5:03:39 horas, com 4:45 minutos de vantagem sobre Luís Manuel Almeida e 13:17 sobre Marco Costa, ambos do Garmin Olímpico de Oeiras. Cristiana Valente terminou a época de duatlo como acabou, dado que vencera também, a nível individual, o Duatlo do Jamor, primeira etapa da Taça de Portugal PORterra.
O Clube dos Galitos, no entanto, não estava na corrida coletiva, valendo a Cristiana Valente o mérito de ter concluído a prova em 05:57:28 horas, com mais de 15 minutos de vantagem sobre Ana Sofia Henriques e quase 45 minutos sobre Filomena Gomes, atletas que confirmaram o triunfo coletivo do Garmin Olímpico de Oeiras.
O Núcleo Sportinguista da Golegã também confirmou o seu segundo posto por equipas. Nos homens e ainda relativamente a equipas, com a formação de Oeiras vencedora, McDonalds/TriBraga não participou nesta última etapa, mas manteve o segundo lugar final do trofeu, ao passo que o Amiciclo perdeu o terceiro para o Ateneu Artístico Cartaxense.

A prova de Estremoz era a 10.ª e última etapa da Taça de Portugal PORterra.
Refira-se que desde 2007 que está instalado em Estremoz um dos poucos sistemas solares à escala em todo o mundo, concebido pelo Centro Ciência Viva de Estremoz e pela Universidade de Évora, duas das entidades a que a FTP se associou para organizar este evento. Tanto os diâmetros dos planetas como as suas órbitas estão representados de forma a serem proporcionais à realidade: um quilómetro medido no terreno equivale a 414 milhões de quilómetros no espaço. Ou seja, o sistema solar “alentejano” é 414 milhões de vezes mais pequeno que o autêntico.

Sem comentários:

Enviar um comentário