O Clube de Patinagem de Baguim venceu o Torneio Nacional de Benjamins em patinagem artística, certame que reuniu no Pavilhão Municipal de Desportos de castro Verde 15 clubes de seis associações nacionais da modalidade.
Texto e foto Firmino Paixão
O torneio disputou-se nas disciplinas de patinagem livre (19 presenças) e figuras obrigatórias (13), reunindo um total de 24 patinadoras (oito delas patinaram nas duas disciplinas).
A Associação de Patinagem do Alentejo esteve representada por quatro patinadoras, duas do Futebol Clube castrense (7.º lugar por equipas) e duas do Clube de Patinagem de Beja (11.º lugar por equipas). Individualmente destacaram-se Catarina Cunha Craveiro (Juventude Pacense), vencendo a patinagem livre, e Rita Alves Andrade (CP Baguim), que ganhou as figuras obrigatórias.
Carlos Colaço, vice-presidente da Associação de Patinagem do Alentejo com o pelouro da patinagem artística, explicou: “Esta prova é dirigida aos escalões mais baixos da patinagem, é o primeiro contacto a nível nacional que os atletas têm, numa altura em que iniciam a sua fase competitiva. Não tem o cariz de um campeonato, é apenas um torneio, mas, na verdade, é aqui que se começa a fazer a deteção de futuros talentos”. O dirigente referiu-se ainda aos níveis de participação, considerando: “Temos poucos atletas a nível nacional, porque o nível exigido atualmente pela federação é um bocadinho elevado, ou seja, os regulamentos exigem neste escalão o mesmo nível que nos escalões de infantis e iniciados. Está proposto à federação um nivelamento um pouco mais baixo, para termos maior número de atletas, mas, entretanto, estes que aqui estiveram são os melhores a nível nacional, ou seja, aqueles que conseguiram ultrapassar essa elevada fasquia de apuramento”.
Os 15 clubes presentes, acentuou Colaço, “é um número muito apreciável, tendo em conta o número de patinadores”: “Nós, ao nível do Alentejo e Algarve, estamos representados por quatro atletas, é um número muito bom, sobretudo por estarmos aqui ao lado de associações como Lisboa, Porto, Setúbal, Madeira e Ponta Delgada. As restantes associações do País não estão aqui representadas, exatamente por nenhum dos seus atletas ter conseguido atingir os níveis mínimos”.
O dirigente justificou a opção de castro Verde para palco desta prova nacional, dizendo: “Esta escolha teve a ver, sobretudo, com o bom relacionamento que temos com o clube e com a câmara, as boas condições que este pavilhão nos oferece para acolher uma prova de expressão nacional, quer pelo espaço, quer pela qualidade protocolar e, naturalmente, pela preocupação de descentralizar a modalidade, saindo das capitais de distrito para a divulgar a todo o Alentejo”.
Num momento em que a patinagem reafirma a sua importância na região, quer pelo aumento natural de clubes e patinadores e também pela agregação dos clubes do Algarve, face à inatividade da sua associação regional, Carlos Colaço considera: “Já somos, praticamente, a terceira potência a nível de patinadores em Portugal, estamos voltando aos tempos áureos da patinagem alentejana, numa hierarquia de Lisboa, Porto e Alentejo”.
Sinais dessa vitalidade foram as duas medalhas de ouro (solo dance e pares dança) ganhas, muito recentemente, pelo alentejano Emanuel Salvadinho nos Campeonatos da Europa de Juniores e Seniores, em Porto Salvo. “O Salvadinho era patinador do Sport Clube de Serpa mas, este ano, foi estudar para o Porto e mudou-se para o Rolar Matosinhos. Mas temos que reconhecer que, na base deste sucesso, existe trabalho da escola de patinagem alentejana, principalmente do Sport Clube de Serpa, onde se iniciou na modalidade”, sublinha Carlos Colaço, adiantando ainda: “Uma percentagem desse mérito deve-se ao seu clube de origem e é igualmente importante para a associação, da mesma forma que nos congratulamos por termos dois atletas de Cuba convocados para os europeus, a Catarina Bicho e o Claudiu Rus”, concluiu.
Classificações Patinagem livre: 1.ª Catarina Craveiro (J.Pacense), 73.7 pontos. 2.ª Rita Alves Andrade (CP Baguim), 68.5 pontos. 3.ª Beatriz Venâncio (GD Viso), 67.7 pontos. (…) 7.ª Cristina Rakasi (castrense), 56.6 pontos. 11.ª Leonor Almeida (CP Beja), 50.8 pontos. 14.ª Matilde Martins (castrense), 48.47 pontos. 19.ª Natacha Victor (CP Beja), 40.4 pontos.
Figuras obrigatórias: 1.ª Rita Andrade (CP Baguim), 104.6 pontos. 2.ª Mariana Pinheiro (Rolar Matosinhos), 96.9 pontos. 3.ª Sofia Garrido (CP Baguim), 94.7 pontos.
Equipas: 1.º CP Ba-guim, 33 pontos. 2.º Rolar Matosinhos, 19. 3.ª Juven-tude Pacense, 17. (…) 7.º castrense, cinco. 11.º CP Beja, um.
Fonte: http://da.ambaal.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário