segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Condestável.«De equipa simpática a respeitada»

Apesar do afastamento da Taça, a formação de Sousel é uma das surpresas deste início de campeonato distrital de Portalegre. Nas seis jornadas já disputadas soma 5 vitória e apenas uma derrota. Tem 15 pontos e está a três do líder Eléctrico.
Hugo Painho, treinador do Condestável, considera que este é o ano de afirmação de um projeto que vai na terceira temporada. “Que deixe de ser uma equipa simpática e passe a ser uma equipa respeitada”, diz o técnico que fala também da relação “aluno-colega-amigo” com Pedro Caixinha, o treinador alentejano do Santos Laguna (México).
Painho aponta ainda o Eléctrico e o Gafetense como os mais sérios candidatos à conquista do campeonato.
Alentejo e Desporto - O Condestável é 3º classificado no campeonato distrital de Portalegre. Pode considerar-se a surpresa deste início de prova?
Hugo Painho - Não tenho a menor dúvida que tendo em conta o historial, o orçamento e a própria popularidade desta instituição, ninguém nos colocaria entre os primeiros lugares. Esta jovem equipa é a grande surpresa deste campeonato para quem não nos conhecia e não sabia do nosso empenho, qualidade e sobretudo a ambição de ser cada vez mais fortes.
Do último lugar em 2011/12 para o terceiro deste ano tem havido um longo caminho…
Foram muitos e muitos dias de trabalho, 273 sessões de treino, variadíssimos erros que nos ajudaram a crescer, muitas horas de reflexão e principalmente uma enorme ambição e um acreditar que quando se trabalha com metodologia, organização e qualidade, os resultados acabarão por surgir. Difícil não é ganhar, difícil é perder e saber ultrapassar a derrota bebendo dos seus ensinamentos para um dia ganhar!
O Condestável venceu recentemente o Santo Amaro (0-1), nos instantes finais da partida. Pelo carisma que o jogo assume, considera que este seja sempre um jogo especial, uma espécie de Benfica-Sporting do concelho de Sousel?
Para mim é apenas mais um jogo e que vale os mesmos 3 pontos na tabela, mas sim, sinto que para a maioria dos atletas dos dois lados e principalmente para os adeptos, este é um jogo que jamais se quer perder! Fico feliz por ter ajudado a fazer tanta gente feliz com esta vitória, mas essencialmente por ver os meus atletas de sorriso nos lábios.
Quais são os objetivos para esta época?
A maioria das pessoas não sabe, mas quando fui abordado para liderar este projeto, começando do zero, nada mais do que formar uma equipa de futebol sénior em Sousel e garantir a sua continuidade me foi pedido. Aceitei, prometi que faria um grupo forte e que os alicerces para o futuro ficariam construídos mas, como ambicioso que sou, pedi 3 anos para colocar o clube num patamar elevado do futebol distrital (que chamei de “ano zero, “consolidação” e “afirmação”) para que pelo menos quando “O Condestável” entre em campo, deixe de ser uma equipa “simpática” e passe a ser uma equipa “respeitada”. 

Depois de um 15º e último lugar em 2011/12, de um 7º lugar em 2012/13, naturalmente que, e respeitando a minha promessa, em 2013/14 tenho que deixar a equipa mais próximo dos primeiros…e aí sim, sinto que o meu trabalho foi concluído. Sei que este é um campeonato duríssimo, talvez dos mais competitivos dos últimos anos, mas a minha ambição mantém-se intacta.
O Condestável é um ´outsider´ deste campeonato? Quais são os mais sérios candidatos ao título?
Pelo seu historial recente e enorme qualidade penso que o Elétrico de Ponte Sor é a equipa mais forte, sendo que o Gafetense se encontra num nível também muito elevado e com um início de época muito prometedor. São estes quanto a mim os mais sérios candidatos, num campeonato que repito, será muito competitivo e no qual haverá muitas divisões de pontos semana após semana.
Foi aluno do agora treinador do Santos Laguna, Pedro Caixinha. Foi dele que ´bebeu´ o método de treino e a forma de liderar?
Primeiro fui aluno no ensino superior, depois colega quando me convidou para trabalhar com ele no Desportivo de Beja e finalmente amigo. E na simbiose deste “aluno-colega-amigo” hoje digo que sem dúvida o Pedro é o meu mestre e a ele muito devo da forma de liderar uma equipa e principalmente da metodologia de trabalho a aplicar. Muita gente não sabe ou não o reconhece, mas o Professor Pedro Caixinha é um dos grandes do Futebol Português, pelo seu conhecimento, pela sua paixão, pelo seu profissionalismo, poucos se podem comparar. Merece toda a sorte do mundo.
Hugo Painho Flash
Melhor jogador da atualidade: Cristiano Ronaldo.
Melhor jogador de sempre: Pelé, Maradona e CR7, cada um na sua geração.
Melhor jogador do campeonato português: Hoje pela influência, Fredy Montero e Matic, mas com potencial para “amanhã”, William Carvalho e Mangala.
Ídolo: Roberto Baggio.
Sonho de criança: Ser Professor de Ed. Física.
Clube: Sporting.
Um filme: Braveheart.
Uma música: What It Takes – Aerosmith.
Um prato: Feijoada (qualquer uma).
Tempos livres: Desporto, confraternizar com amigos, estar/passear/brincar com mulher e filhota.


Emoções

Uma qualidade: Determinação.
Um defeito: Teimosia.
Um amor: Filha.
Um prazer: Futebol.
Uma irritação: Hipocrisia.
Uma saudade: Avós.
Um pensamento: “A diferença entre o possível e o impossível depende da determinação de cada um”.
Uma superstição: Não tenho.

Sem comentários:

Enviar um comentário