sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Finais da Taça das Regiões UEFA começam amanhã no Jamor, em Lisboa: Mostrar a nossa qualidade


A seleções distritais de seniores das associações de futebol de Beja, Braga, Leiria e Setúbal disputam, a partir de amanhã, no Complexo Desportivo do Jamor, a fase final da Taça das Regiões da UEFA.

Texto e fotos Firmino Paixão

Uma boa dose de ambição e humildade quanto baste são os ingredientes que viajaram na bagagem da seleção distrital de Beja que esta sexta-feira chegou ao Jamor, onde, a partir de amanhã, disputará a etapa final da Taça das Regiões da Uefa. Para trás ficou o brilharete que constituiu este inédito apuramento, depois de ultrapassarem as suas congéneres do Algarve, castelo Branco e Portalegre. Um brilharete, ou talvez não, porque o capitão desta seleção, Ricardo Rosalino, diz que o objetivo, desde o primeiro treino que fizeram, era atingir a fase final: “Sabiamos que tinhamos pela frente outras seleções com qualidade, nomeadamenmte o Algarve, mas superámo-los, foi muito bom”. Agora, diz o guarda-redes do Odemirense, “Vamos tentar mostrar que temos qualidade no nosso distrito, temos jogadores jovens com talento e alguns com mais maturidade, queremos mostrar que o Alentejo tem bons jogadores”. O capitão revelou ainda que tem sido uma boa experiência: “Normalmente encontramo-nos como adversários, a jogar uns contra os outros, e aqui tem existido amizade entre atletas com quem não tinhamos uma lidação de balneário, é uma boa experiência”.
Arlindo Morais, treinador da equipa, diz, por sua vez: “Levamos muita ambição, sabendo das nossas dificuldades, mas também conscientes das coisas boas que sabemos fazer, e pensando que, numa fase final, com um pingo de sorte, que também faz parte do futebol, aliada a alguma qualidade que temos, desde que os jogos nos corram de feição, podemos surpreender”. Com o pragmatismo de quem conhece as dificuldades que vai encontrar, o técnico acentuou: “Sabemos que as outras associações têm mais atletas, têm mais clubes, e tudo isso ajuda a que tenham, também, maior poder de escolha”. E como o realismo não limita a confiança, Morais assumiu: “Temos limitações, mas acreditamos sempre, embora não tenhamos os atletas sempre à nossa disposição, porque os clubes também investiram alguma coisa, tivemos que criar um meio termo que agradasse a ambas as partes, para que, no Jamor, as coisas nos corram bem e possamos manter sempre aquele sorriso e a vontade de vencer, mas volto a referir que esta nossa seleção tem jogadores com muita qualidade, digo-o desde o primeiro momento”. A verdade é que a seleção alentejana vai bater-se com adversários muito difíceis, reconhece o treinador: “Beja, Braga, Leiria e Setúbal são as quatro seleções finalistas, daqui sairá uma equipa para estar presente numa final europeia. Seria ideal que fossemos nós, seria um prémio, um feito histórico para esta associação, era muito giro que conseguissemos lá estar”, concluiu o, também, diretor técnico da AF Beja.
A formação apurada para representar Portugal será integrada no Grupo 7, juntamente com os representantes de Itália, Bósnia e Herzegovina e Bielorrússia. Os jogos da fase intermédia vão ser disputados, precisamente, na Bielorrússia, entre os dias 26 e 30 de setembro de 2014. A Taça da Regiões da UEFA é uma competição reservada a jogadores que nunca alinharam numa equipa profissional e discutida entre os campeões regionais amadores das federações inscritas.


Seleção da AF Beja
Sandro Conceição e Rodrigo Camacho (ambos do Milfontes); Rui Rosindo, Jorge Raposo, Tiago Floreano, Filipe Covas, Luís Tasquinhas e José Navas (todos do Vasco da Gama); João Valente, João Gonçalves e Paulo Maurício (castrense); Rui Alexandre, Nuno Alves e João Nabor (Aljustrelense); André Ribeiro, Alexandre Viana, Ruben Silva e Ricardo Rosalino (Odemirense); Ricardo Vargas e Luís Soudo (Cuba). Equipa técnica: Arlindo Morais (selecionador/treinador) José Inverno (adjunto).


Programa de Jogos



04.01.2014 | Sábado
10 horas – AF Braga/AF Setúbal (Campo n.º 1)
10 horas – AF Leiria/AF Beja (Campo sintético)
15 e 30horas – AF Braga/AF Leiria (Campo n.º 3)
15 e 30horas – AF Setúba/AF Beja (Campo sintético)

05.01.2014 | Domingo
11horas – AF Braga/AF Beja (Campo n.º 1)
11horas – AF Setúba/AF Leiria (Campo n.º 3)

Fonte:  http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário