sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Futebol - Seleção A Sonhar alto


Sonhar alto
Futebol - Seleção A

Sonhar alto

Depois de um ano fora do espaço da Seleção Nacional, Carolina Mendes regressou às convocatórias no passado mês de janeiro e com vontade de dar tudo por Portugal.
Sem esconder o desejo de marcar presença numa fase final de uma competição internacional, ao serviço da Seleção Nacional, Carolina Mendes reconhece as dificuldades da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2015. A jogadora regressou às convocatórias de António Violante, após mais de um ano de ausência (a última chamada tinha acontecido em setembro de 2012), com vontade de ajudar a equipa a manter a alegria de jogar e ganhar.

Mesmo ausente, a avançada lusa, que soma 22 internacionalizações pela formação principal, admite que o sonho de regressar se manteve intacto. "É sempre bom voltar a representar o nosso país, mas durante o ano de ausência estive sempre entre as jogadoras pré-convocadas, por isso o regresso não foi grande surpresa. Mantive sempre a esperança e estava convicta de que um dia voltaria a este espaço. Houve algumas alterações na equipa, mas a base principal manteve-se e nos jogos com a Suíça, apesar das derrotas, penso que em campo consegui corresponder ao que os treinadores esperavam de mim."

A jogar no estrangeiro há três anos e já depois de ter passado pelo campeonato espanhol, a internacional portuguesa diz-se bastante satisfeita com as condições que encontrou em Itália, onde joga no ASD Riviera de Romagna. "São sempre experiências enriquecedoras, de uma forma ou de outra, e neste caso tem sido muito enriquecedora e de forma positiva. Arrisquei mudar para um campeonato do qual não tinha grande conhecimento, mas sinto que evoluí bastante a nível físico, porque o tipo de jogo é mais direto e as cargas de treino são superiores. Admito que a adaptação não foi fácil depois de ter estado em Espanha, mas neste momento estou bem e sei que tenho margem para melhorar. Outro dos aspetos favoráveis é o facto de me poder dedicar inteiramente ao futebol, enquanto atividade. Tenho colegas que conciliam outras tarefas, mas é possível fazermos do futebol a nossa atividade profissional. Apesar de estar muito próxima de concluir o Curso de Fisioterapia, porque tenho noção de que o futebol não durará a vida toda, neste momento consigo dedicar-me a 100% ao futebol."

Apesar de ainda não ter cumprido qualquer dos encontros de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2015, Carolina Mendes afirma que tem seguido atentamente o percurso luso e mantém o sonho de chegar a uma competição internacional ao serviço da Seleção Nacional. "Pessoalmente, não escondo o sonho de chegar à fase final de uma competição internacional, ao serviço de Portugal, mas sei que nem sempre as coisas correm como esperamos. Começámos muito bem esta qualificação, mas depois tivemos dois resultados muito pesados e que nada têm a ver com este grupo. Já fizemos coisas muito positivas, como vimos em 2012, no Torneio Internacional de S. Paulo, por exemplo, mas talvez ainda nos faltem algumas coisas para chegarmos ao nível das grandes potências do futebol feminino. Se o trabalho continuar a ser bem desenvolvido, como até agora, se continuarmos a ter talentos emergentes, Portugal está no bom caminho para lá chegar, mas pode levar o seu tempo. Não podemos é deixar que os maus resultados nos afetem, temos de continuar a fazer o nosso trabalho, manter a vontade de ganhar e recuperar a alegria de jogar que nos carateriza."

A Seleção Nacional feminina A prepara o quarto encontro de qualificação para o Mundial, diante da Albânia, agendado para dia 12 de fevereiro, no Estádio Municipal de Abrantes.
Fonte: FpF.Pt

Sem comentários:

Enviar um comentário