terça-feira, 25 de março de 2014

Entrevista com Antonio Melão Treinador da Equipa Feminina do FcSerpa



Ajp MelãoDesporto no Alentejo- É o seu primeiro ano como treinador de futebol feminino, que conclusão tira?
António Melão- Primeiro quero relevar que só posso opinar sobre o futebol feminino no distrito de Beja, que é aquele no qual estou inserido!
Tenho algum conhecimento do futebol feminino no geral, mas é um conhecimento por fora, como se pode facilmente compreender!
E posso desde já dizer que ainda há muito que fazer para o melhorar o “nosso” futebol feminino!
Nomeadamente no que respeita a proporcionar condições para que novos valores venham para o futebol!
Porque, pedir-se que jovens valores se insiram nos grupos, mas não se implementarem determinadas “ideias” que permitam que isso aconteça…não me parece que seja uma boa prática!

DA- O que acha deste Campeonato Distrital de Futebol Feminino?

Melão- Parece-me das equipas participantes no campeonato, uma tem ganho os jogos e as competições em que tem participado, mas segundo me foi feito saber, esse era o principal objetivo da equipa em causa, e sendo assim, estão de parabéns, porque estão a conseguir atingir os objetivos a que se propuseram! Depois há as restantes equipas, que vão conseguindo realizar, com a “matéria” humana que têm, o trabalho que lhes é possível!
Mas está a ser interessante observar os incidentes e acidentes que estão a acontecer no futebol feminino no distrito de Beja!

DA- Vai continuar o seu projeto no FCSerpa dentro destas conjunturas?
Melão- Parece-me prematuro falar se vou, ou não, continuar no leme deste grupo, posso revelar que existe satisfação de ambas as partes, minha e das atletas, em relação ao trabalho que está a ser desenvolvido até ao momento!
No final da época falaremos e será feita uma análise do que se consegui e ainda pode ser conseguido, e se os responsáveis do clube entenderem que sou a pessoa certa para o trabalho e para o que pretendem, e se me identificar com o que me for proposto…! Porque não uma continuidade?
DA- Qual na, sua opinião, vai ser o destino dos próximos campeonatos distritais de futebol feminino, com estes problemas das inscrições, ficando assim com poucas Atletas?
Melão- Esta questão remete-me às duas questões/respostas anteriores!
Na minha opinião, se para o ano que vem, tudo continuar como está neste momento, simplesmente eu não acredito que haja competição feminina no distrito de beja!
Simplesmente porque é insuportável para os clubes!
Reparem:
Na taça do distrito, uma equipa fez todos os jogos da competição limitada em número de atletas em campo, tendo inclusive não conseguido terminar um jogo no tempo regulamentar porque começou com 5 atletas e viu-se privada de outra jogadora no decorrer desse jogo, o que, à luz dos regulamentos, as impossibilitou de continuar a jogar fazendo com que o jogo terminasse no momento!
No campeonato, o FCSerpa, em seis jogos, realizou quatro com sete atletas, um com seis e outro com nove, teve que acordar com um dos adversários a inversão das jornadas para que fosse possível estar em campo…e ainda tem uma jornada em atraso, porque, se essa mesma jornada se realizasse na data em que estava prevista, o clube não podia participar porque não tinha jogadoras suficientes…
Sabendo nós que a nossa realidade se estende a pelo menos mais três equipas…
Realço ainda que no inicio da presente época e antes do período competitivo, o FCSerpa solicitou, à Associação de Futebol de Beja, uma reunião, que se veio a realizar, nessa mesma reunião estiveram presentes, além dos responsáveis da AFB, o FCSerpa, Castrense, Ferreirense e VGVidigueira, e foram apresentadas várias sugestões no sentido de tentar alterar o rumo dos acontecimentos para se tentar evitar o que se adivinhava, mas como não foram ao encontro dos interesses de todos os presentes, tudo ficou como estava!

DA- O FCSerpa, conseguiu ainda assim o segundo lugar na Taça do Distrito, uma subida surpreendente, como conseguiu esse feito?
Melão- Essa classificação tem uma importância relativa e secundária, é importante sim, não retiro importância à classificação obtida na taça do distrito, mas fosse a classificação final da taça outra completamente diferente, o meu estado de espirito para com o grupo seria exatamente o mesmo, ou seja o de satisfação pelo desempenho das jogadoras dentro do campo, porque esse sim, é o mais importante!
Portanto, estamos de parabéns pelo segundo lugar, mas não é isso que nos move e nem moverá!

DA- A maioria das suas jogadoras são as mesmas da época passada, já conhecia o valor de cada uma? Há evoluções significativas esta época?
Melão- Das atletas que começaram a época, eu só não conhecia uma, que acabou por não continuar no grupo, e sabia o que elas valiam e sabia o que poderiam evoluir se alterassem alguns comportamentos!
Essas lacunas foram identificados por mim e pelo coordenador do futebol de formação, e baseavam-se tanto em questões táticas como em questões comportamentais…depois de identificados os erros, havia a necessidade de intervir no sentido de os corrigir, felizmente estamos a conseguir, embora ainda haja muito por e para fazer!
Há no grupo de atletas do FCSerpa futebol feminino, jogadoras muito inteligentes a jogar futebol, o problema é que não se lhes dizia o que fazer e nem se lhe exigia responsabilidades…

DA- Qual as suas prespectivas para o resto do campeonato?

Melão- Nós continuamos com a mesma ordem de ideias do início da época, formar e preparar este grupo de atletas no sentido de amanhã estarem melhor preparadas que hoje, sabendo que se o percurso da evolução for o que se tem observado até ao momento, chegaremos a um dia em que, se entendermos que sim, viramo-nos para objetivos diferentes!
DA- Dê uma opinião aos leitores deste blogue e também uma opinião sobre o blogue e a sua possível colaboração no mesmo para o desenvolvimento do futebol feminino no distrito.
Melão- É interessante a existência deste género de blogues, permitem a possibilidade de se divulgar acontecimentos ou factos que possivelmente não teria “voz” e ficariam no esquecimento…portanto um bem hajam!

Sem comentários:

Enviar um comentário