sexta-feira, 2 de maio de 2014
Coimbra teve mais encanto...
O Clube Fluvial de Coimbra venceu a segunda etapa do Campeonato Nacional de Kayak Polo disputada na Piscina Olímpica de Beja. A Associação Pagaia Sul, que acolheu o evento, obteve o segundo lugar.
Texto e foto Firmino Paixão
Quinze equipas, oriundas de todo o País, com mais de uma centena de atletas, vieram à cidade de Beja disputar os campeonatos nacionais da 1.ª e 2.ª divisões de kayak polo, nas categorias de Seniores e Sub/21. O Clube de Canoagem de Setúbal, o Paço d’Arcos, o Fluvial de Coimbra, o Amora e o Pagaia Sul competiram na primeira divisão e, na segunda, às equipas B do Paço d’Arcos, Setúbal e Coimbra juntaram-se o Fronteirense, o Alhandra, o Náutico de Fão e o Arcos de Valdevez. A equipa B do Paço d’Arcos venceu neste escalão. A Pagaia Sul disputou quatro jogos nas eliminatórias (perdeu com Amora e Coimbra, empatou com Setúbal e ganhou ao Paço d’Arcos) e quatro nos apuramentos, onde já conseguiu ganhar a Amora e repetiu os restantes resultados. Na água e com a camisola do Paço d’Arcos, esteve também o selecionador nacional da modalidade que, no final, comentou a jornada revelando que “a competição está diferente, a introdução dos novos moldes competitivos originou maior competitividade e, sobretudo, mais equilíbrio”. Considerou ainda que “foi uma boa jornada de kayak polo, muito equilibrada, com várias equipas a ganhar jogos de forma inesperada e com muita influência na classificação, o que é muito bom para a modalidade”. Quanto à equipa da casa, parceira da Federação Portuguesa de Canoagem na organização desta fase competitiva, João Ribeiro sublinhou que “a Pagaia Sul, de Beja, esteve muito bem na prova, conseguiu o segundo lugar, o que é muito bom, Coimbra também se apresentou muito bem nesta segunda fase, depois de na primeira não ter conseguido os seus intuitos, julgo que são candidatos e tudo isto contribui de forma relevante para a evolução do kayak polo, porque estão a aparecer mais equipas nos lugares da frente”. O responsável nacional pelas seleções referiu também que “este plano de água da Piscina Olímpica de Beja é muito bom, é excelente mesmo, as piscinas olímpicas antigas e descobertas são muito boas para a modalidade, e esta tem uma boa área circundante, uma zona de aquecimento muito boa e depois há todo um espaço muito agradável, bonito e acolhedor, é de facto uma mais-valia”. Participando ativamente na competição, João Ribeiro não deixou de fazer observar outros atletas selecionáveis: “Segui atentamente todos os jogos, mas o atual grupo de trabalho já está comigo há três anos, é um grupo que já se conhece muito bem; no entanto, houve aqui vários jogadores que mereceram uma observação mais atenta, quer nos Seniores, quer nos Sub/21, de forma a escolhermos o grupo para o próximo estágio, que ainda não tem local definido, gostávamos que fosse no Alentejo, em Beja ou em Ferreira do Alentejo, mas sabemos que será no mês de maio”.
Em maio também, mas nos dias 10 e 11, a Piscina Municipal de Ferreira do Alentejo acolherá a Taça de Portugal de Kayak Polo e João Ribeiro explicou que “já é uma tradição a Taça de Portugal disputar-se em Ferreira, é também um sítio espetacular para jogar e é um local que neste momento já tem a fama de ser a sede da Taça”, concluiu. O campeonato nacional prossegue em Coimbra (14 e 15 de junho) e terminará em Arcos de Valdevez a 19 e 20 de julho.
Classificações (2.ª Fase): 1.º CF Coimbra A, 22. 2.º Pagaia Sul Beja, 11. 3.º CC Setúbal A. 9. 4.º Paço d’Arcos A, 8. 5.º Amora A, 5.
Campeonato Nacional: 1.º CC Setúbal, 31. 2.º CF Coimbra, 30. 3.º Paço d’Arcos A, 21. 4.º Pagaia Sul Beja, 19. Amora A, 11.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário