Futebol Sub-16
Os pequenos, meninos e meninas entre os 12 e os 15 anos, juntaram-se cedo à porta do edifício camarário de Sta. Marta para acompanharem a chegada do diretor da FPF. Alguns até assistiram à cerimónia de apresentação do Torneio de Desenvolvimento da UEFA, que decorreu no Salão Nobre daquele município.
O evento de lançamento oficial do torneio contou com a presença do vice-presidente da FPF, Carlos Coutada, do presidente da Associação de Futebol de Vila Real, Costa Pereira, e do presidente da Câmara anfitriã, Luís Machado, além do diretor da FPF, João Pinto.
No final da cerimónia, o diretor da FPF voltou a ser o centro das atenções, desta vez no Estádio Municipal de Santa Marta. Os jovens do concelho tiveram a oportunidade de jogar futebol e trocar impressões no relvado com o antigo internacional português.
Torneio com duplo objetivo
O vice-presidente da FPF, Carlos Coutada, disse que o Torneio de Desenvolvimento da UEFA Sub-16, tem dois objetivos: o primeiro é dar a rapazes e raparigas a oportunidade de mostrarem o seu talento para o futebol em jogos internacionais; o segundo é atrair mais praticantes para a modalidade em Portugal, em especial as mulheres.
O diretor João Pinto recordou a sua experiência como jogador na Seleção Sub-16, "um momento memorável" na sua carreira, e enalteceu a meta pessoal e humana que o torneio proporciona aos jovens atletas e que é amplamente superior a qualquer meta desportiva. "Em primeiro lugar, desfrutem daquilo que é o desporto e o futebol, vivam cada momento e divirtam-se", disse.
O presidente da AF Vila Real, Costa Pereira, aplaudiu a política de descentralização da FPF, pela realização de “um torneio tão importante num distrito do interior”, e disse que a recente chamada à Seleção Sub-16 da jogadora Andreia Gonçalves, natural da Régua, trouxe um novo ânimo ao futebol feminino na região.
Já o autarca anfitrião, Luís Machado, sublinhou a visibilidade que o torneio confere ao distrito de Vila Real e, em concreto, ao concelho de Santa Marta, a que preside: “Esta ação da FPF aproxima-nos dos grandes centros”. O retorno financeiro de um torneio que levará à região cerca de 300 pessoas, entre atletas, treinadores e ‘staff’, também foi valorizado.
Veja a apresentação do torneio em vídeo:
Recorde-se que a Seleção Nacional Sub-16 masculina vai encontrar as congéneres da Turquia (7 de maio, em Peso da Régua), Itália (8 de maio, em Vila Pouca de Aguiar) e França (10 de maio, em Sta. Marta de Penaguião). A Seleção lusa feminina entrará em campo no dia 12 de maio (em Vila Real) para defrontar a Turquia. Também jogará com a República Checa no dia 13 de maio (em Sta. Marta de Penaguião) e encerrará a sua participação no Torneio de Desenvolvimento da UEFA com a França, no dia 15 (em Alijó).
Fonte: FpF.Pt
Sem comentários:
Enviar um comentário