Impressionante! Uma adjetivação onde pode não caber literalmente a grandeza deste evento que há 16 anos a secção de BTT do Futebol Clube Alvaladense põe a rolar entre a serra e o litoral.
Texto e fotos Firmino Paixão
Tudo começou numa manhã solarenga do verão de 1996, numa singela reunião de amigos, que escolheram um largo amplo da terra para ponto de encontro e saída para o seu descomprometido passeio de BTT. O grupo era cada vez mais numeroso e o crescente entusiasmo pela modalidade fertilizou a ideia de dar vida a uma secção de BTT. O passo seguinte foi o natural enquadramento no clube da terra, o Futebol Clube Alvaladense, emblema de uma terra de coragem para onde, anualmente, converge gente de todo o País para ali viverem a sua aventura.
Nesta edição do mítico Raide BTT Alvalade/Porto Covo estiveram mais de 2 500 bicicletas, oriundas de 17 distritos, tão distantes como Braga ou Viana do castelo. Luís Raposo, dirigente da secção de BTT do Alvaladense e um dos elementos da equipa de voluntários que, anualmente, contribui para o sucesso da prova, não tem dúvidas que este longo tempo de 16 anos a organizar um evento com tanta visibilidade é sinal de qualidade e prestígio da secção BTT do FC Alvaladense e assegurou: “Todos os anos esforçamo-nos para que cada edição seja melhor que a do ano anterior, e é com muito orgulho que atingimos o nível de qualidade em que estamos”. Na obstante as exigências de logística com capacidade resposta para acolher 2 500 concorrentes (95 mulheres), naquela que já é uma das maiores provas do País e a mais participada na região sul, o organizador referiu: “Temos vindo a aumentar o número de participantes de uma forma gradual, o que faz com que possamos corrigir algumas situações, e a prova é que talvez sejamos uma das maiores provas de BTT do País”.
Uma presença tão numerosa de ciclistas oriundos de todo o País sublinha a qualidade organizativa do evento e, segundo Luís Raposo, “a opinião que os participantes nos fazem chegar, é que cada edição tem superado a qualidade das anteriores”. Por outro lado, assegurou: “Desde a primeira edição, e já lá vão 16, todos os anos os percursos são diferentes”.
O Raide Alvalade/Porto Covo ganhou já uma dimensão mítica que origina autênticas peregrinações de bicicletas de todo o País, e a organização assegura: “É com muita honra que recebemos pessoas de todo o País, pensamos que é a prova da qualidade do nosso evento, bem como da qualidade paisagística e ambiental da região em que estamos inseridos”. Contudo, como salientou Luís Raposo, “é uma organização muito exigente e que congrega muitos apoios, muitas vontades e, de facto, só assim temos conseguido atingir o patamar e o estatuto onde nos encontramos”.
Os objetivos da organização são óbvios, passam por projetar a terra e o clube, promover o Futebol Clube Alvaladense, a freguesia de Alvalade e os concelhos de Santiago do Cacém, Sines e Odemira, ou, de uma forma mais global, todo o litoral alentejano. A preservação do ambiente está naturalmente associada a este desporto de aventura na natureza que divulga o património natural das regiões, e é por isso que Luís Raposo reafirma: “O nosso lema é – seja amigo do ambiente/não deixe lixo nos trilhos! – e pensamos que com a colaboração de todos os participantes e com o empenho da organização, temos atingido esses objetivos”.
Numa altura em que já se projetará mais uma edição, restará a dúvida se este evento, com um patamar tão elevado de qualidade e participação, pode ser ainda mais espetacular e participado. Luís Raposo, tem a resposta: “Temos procurado, ao longo dos anos, oferecer aos amantes do BTT os melhores trilhos e paisagens da região, pensamos que tem sido um dos segredos para o nosso evento ser cada vez mais participado”, conclui o dirigente.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário