quinta-feira, 3 de julho de 2014

Seleção Sub-19: Futebol, sonhos e livros

Na seleção de Hélio Sousa, há quatro atletas que conciliam o futebol com a faculdade e outros tantos à espera de lá entrar. O Campeonato da Europa pode ser uma ponte para o ensino superior. 
Futebol Sub-19
Os jogadores da Seleção Nacional Sub-19 têm o dia muito ocupado. Tal como os seniores, acumulam treinos, jogos, entrevistas, estágios e viagens. Há quem use o tempo restante para descansar, mas há os que continuam atarefados, encontrando espaço para os estudos na faculdade. É o caso de Tomás Podstawski, Rafa, André Moreira e Pedro Rebocho.
O capitão Tomás Podstawski é mesmo um exemplo a seguir pelos jovens futebolistas. "Chegou ao escalão profissional [equipa B do FC Porto] com altos índices de rendimento desportivo e de aproveitamento escolar", explicou Luís Couto, coordenador pedagógico da FPF. 
O responsável federativo contou que o jogador está a estudar Relações Internacionais mas podia ter seguido "outro curso qualquer", até porque tinha "médias altíssimas a todas as disciplinas" no ensino secundário. 
O defesa Rafa, também do FC Porto B, optou por um curso mais próximo do futebol. Está a tirar Ciências do Desporto e, embora admita congelar temporariamente a matrícula, não se imagina sem 'canudo' aos 30 anos. 
André Moreira, a jogar no Ribeirão mas muito cobiçado por clubes grandes, poderá tornar-se o primeiro guarda-redes enfermeiro do futebol nacional. Já Pedro Rebocho entrou num curso Multimédia em Évora, estando nesta altura a tratar da transferência para uma faculdade de Lisboa, pois joga na capital portuguesa, no Benfica B.
"Devemos motivar estes jovens para os estudos, não é só para os sonhos no futebol. É importante que percebam que os livros e a bola não são incompatíveis", frisou Luís Couto, revelando que a participação no Campeonato da Europa Hungria 2014 abrirá a porta do ensino superior a mais jogadores da Seleção Sub-19.
"A presença em fases finais de Europeus e Mundiais garante-lhes o Estatuto de Praticantes Desportivos de Alto Rendimento, enquadrando-os num regime especial de acesso ao ensino superior durante três anos. Vou estar com a equipa na próxima semana para explicar como é que podem beneficiar desse estatuto. Há jogadores a terminar o secundário com vontade de irem mais além".
Para o coordenador pedagógico da FPF, "é abusivo assumir que os jogadores com níveis académicos tenham mais capacidade de perceção do jogo" em idades adultas, como é o caso dos Sub-19. "Não conheço nenhum estudo científico que prove essa ideia", reforçou. 
Ainda assim, Luís Couto notou que em estudos efetuados pela FPF, em torneios Sub-14 e Sub-15, "os jovens mais evoluídos na escola tinham um raciocínio mais rápido e percebiam mais facilmente as fases primárias do jogo".
Treino em dose dupla 
Os comandados de Hélio Sousa efetuaram, esta quinta-feira, mais um treino de preparação para o Campeonato da Europa, no Estádio Nacional. Para sexta-feira, está agendada uma dose dupla de treinos no mesmo local. A primeira sessão está marcada para as 10h00 e haverá outro apronto às 17h30. 
Após o treino da manhã, um dos 'eleitos' de Hélio Sousa falará aos órgãos de comunicação social. 
 Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário