terça-feira, 21 de outubro de 2014

Debate produtivo

Os oradores da conferência intitulada "Análise da performance no futebol" protagonizaram, esta segunda-feira, na FMH, mais uma reflexão profunda e estruturante sobre o desporto-rei em Portugal.

FPF
João Brito, fisiologista da Unidade de Saúde e Performance da FPF, foi um dos destaques da tarde ao frisar a necessidade de compreender o jogo e esclarecer que a prevenção de lesões passa muito pela capacidade de perceber a intensidade do esforço dos atletas. Brito abordou ainda o facto de haver maior incidência de lesões nos membros inferiores dos jogadores, explicou a relação entre a densidade competitiva e o risco de lesões e analisou a possibilidade de haver uma ligação concreta entre a existência de mazelas e os resultados competitivos.
Júlio Garganta, Professor na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e analista da Seleção Nacional A, focou-se na interpretação sistemática do jogo e sobre as perguntas que se devem formular para que essa "leitura" seja feita com sucesso: "Que jogo queremos jogar? Como treinamos? Como jogamos? Como joga o adversário?" Júlio Garganta teve, ainda, oportunidade de esclarecer que estas quatro interrogações resultam de outros quatro elementos: o jogo, o jogador, o treino e o treinador.


Ricardo Duarte, Professor na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, visou  as novas tecnologias e ferramentas ao serviço do futebol e desenvolveu-se com a abordagem de 4 áreas: Sistemas computorizados de análise vídeo, Sistemas de tracking para análise do jogo, Sistemas GPS para análise do treino e Sistemas computorizados de análise notacional.

O debate foi moderado por José Couceiro, treinador do Estoril-Praia.
Recorde-se que esta foi a sexta conferência do ciclo de seminários "Futebol em Debate", organizado pela FPF e pela FMH a propósito do Ano do Centenário do organismo que rege o futebol português.

Eis os programas das próximas conferências:

27 de outubro
Liderança & Gestão de Equipas
Evidenciar as semelhanças e diferenças entre a liderança e a gestão de equipas em diferentes contextos.

Conferencistas

"O processo de liderança no contexto da Seleção" - Francisco Neto (Selecionador Nacional de Futebol Feminino)

"Liderança e gestão de equipas" - Jorge Silvério (Psicólogo Desportivo e Coordenador dos Oficiais de Ligação aos Adeptos FPF)

Moderador: Francisco Silveira Ramos (Diretor Técnico Nacional da FPF)



3 de novembro
As Seleções Nacionais e a Formação de Jogadores em Portugal
Discutir a panorâmica geral dos processos de formação de jogadores nos clubes portugueses; Refletir sobre as implicações dos processos de formação e competição para a dinâmica de competitividade das Seleções Nacionais. Refletir sobre a Qualidade dos processos de formação de jogadores.

Conferencistas


"O modelo de futebol do Barcelona" - Joan Vilà Bosch (Diretor da área de Metodologia, FC Barcelona)

"O Estado da Formação de Jogadores em Portugal" - Ilídio Vale (Treinador Nacional, Seleção A) e Joaquim Milheiro (Treinador Nacional)

"Os difíceis anos da transição (formação/profissional) vistos por dentro" - Rui Jorge (Treinador Nacional, Seleção Sub-21)

Moderador: Pedro Mil-Homens (Professor na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Pró-Reitor da Universidade de Lisboa)



Foto FPF/Diogo Pinto
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário