quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Gonçalo Guedes (Seleção sub-20): "A idade não conta"

O extremo tem apenas 17 anos mas está disposto a conquistar espaço na seleção orientada por Hélio Sousa.
Futebol Sub-20
Gonçalo Neves anda nas nuvens. Com apenas 17 anos, foi chamado pela primeira vez à Seleção Nacional sub-20 e não esconde a vontade de se impor na equipa, em ano de preparação do Campeonato do Mundo da categoria, que se realizará na Nova Zelândia, de 21 de junho a 13 de julho. 
"Tem sido uma grande aventura. Agora que cheguei aqui, vou dar o meu melhor para ficar até ao Mundial e mostrar que a idade não conta", prometeu o jovem, em conversa com o fpf.pt
O futebol entrou na vida de Gonçalo Guedes aos seis anos. Vem de uma família que gosta de futebol e o pai, jogador amador, apercebeu-se de que o pequeno "até dava toques" e "arriscava driblar os mais velhos" em Benavente, de onde é natural. 
O progenitor inscreveu-o numa Escola Geração Benfica e, aos nove anos, passou a representar o clube encarnado, onde se estreou a nível profissional na equipa B, a 19 de abril de 2014. Nos últimos meses, chegou a treinar e até jogou uma partida oficial da equipa principal do Benfica.
"É um orgulho ouvir um treinador de renome [Jorge Jesus] dizer que estou dois anos à frente da minha idade. Mas, sinceramente, nada mudou em mim. Sou o mesmo miúdo com vontade de aprender no futebol. E há tanto para aprender. Mantenho os pés assentes no chão", disse.  
Com a mesma humildade, afirmou que "não é todos os dias" que se faz um golo acrobático como o que apontou ao PSG na Champions Youth League, na época passada. "Já fiz golos de 'bicicleta' (não tão bonitos) em treinos, mas não os procuro deliberadamente. Jogo a pensar na equipa e procuro rematar, acima de tudo, com eficácia".
Apesar de já ter jogado como ponta-de-lança e até número 10, é como extremo que se sente mais à vontade: "Joguei praticamente toda a minha vida nas asas do ataque. É normal". Tem como colega de quarto Gelson Martins, que joga nas mesmas posições, mas garante que não existe rivalidade: "Acabei de chegar e tenho tido o apoio de todos para integrar. Concorrência? Será sempre saudável". 
Programa do estágio dos Sub-20 em Quiaios:
08.10.2014| quarta-feira
16h00 Treino (CE Rosa Náutica)


09.10.2014| quinta-feira
10h00 Treino (CE Rosa Náutica)


16h30 Treino (CE Rosa Náutica)
10.10.2014| sexta-feira


10h30 Treino (CE Rosa Náutica)
11.10.2014| sábado


10h30 Jogo-treino Portugal-Académica/OAF (CE Rosa Náutica)
 Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário