terça-feira, 28 de outubro de 2014

Liderar para ganhar

Francisco Neto, Selecionador Nacional de Futebol feminino, e Jorge Silvério, Psicólogo Desportivo e Coordenador dos Oficiais de Ligação aos Adeptos FPF, falaram sobre a gestão de equipas em novo seminário do ciclo de conferências "Futebol em debate".
FPF
O auditório da Faculdade de Motricidade Humana foi o palco, esta sexta-feira, da sétima conferência de um ciclo intitulado "Futebol em Debate", uma iniciativa conjunta entre a Federação Portuguesa de Futebol e a FMH que visa assinalar o Ano do Centenário do organismo que rege o futebol português.
Francisco Neto (Selecionador Nacional de Futebol feminino) foi um dos oradores da palestra e dissertou sobre o tema "O processo de liderança no contexto de Seleção" e partiu da questão "Qual o perfil ideal do líder?" para enumerar os princípios que considera fundamentais na criação daquilo a que chamou de "culto da Seleção Nacional", ou seja, expôs a forma e salientou a importância de criar relações de compromisso entre as internacionais portuguesas. 


Defendendo sempre uma definição clara dos papéis e objetivos no seio do grupo de trabalho, Neto expressou o seu pensamento sobre temas tão variados como a comunicação na equipa, a gestão de conflitos e a importância de reforçar laços emocionais por via de ferramentas de "team building".

Jorge Silvério optou por iniciar a sua apresentação com uma definição clara de liderança para desmistificar algumas ideias pré-concebidas e apresentou três correntes de pensamento sobre liderança: a teoria dos laços, a teoria do comportamento e a teoria tridimensional, destacando a fleixibilidade como uma das características fundamentais para uma boa liderança bem-sucedida.

O psicólogo especializado em desporto elencou, por fim, algumas das características que devem ser inerentes aos dirigentes que almegem ocupar cargos de liderança dentro de uma estrutura desportiva.

Destaque, ainda, para Francisco Silveira Ramos (Diretor Técnico Nacional), que teve a responsabilidade de moderar o debate.

Recorde-se que o último seminário inserido no contexto do "Futebol em debate" vai acontecer no dia 3 de novembro, pelas 18h00. Confira os temas e os conferencistas.

3 de novembro
As Seleções Nacionais e a Formação de Jogadores em Portugal
Discutir a panorâmica geral dos processos de formação de jogadores nos clubes portugueses; Refletir sobre as implicações dos processos de formação e competição para a dinâmica de competitividade das Seleções Nacionais. Refletir sobre a Qualidade dos processos de formação de jogadores. 

Conferencistas
"O modelo de futebol do Barcelona" - Joan Vilà Bosch (Diretor da área de Metodologia, FC Barcelona)
"O Estado da Formação de Jogadores em Portugal" - Ilídio Vale (Treinador Nacional, Seleção A) e Joaquim Milheiro (Preparador Físico)
"Os difíceis anos da transição (formação/profissional) vistos por dentro" - Rui Jorge (Treinador Nacional, Seleção Sub-21)
Moderador: Pedro Mil-Homens (Professor na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Pró-Reitor da Universidade de Lisboa)


Foto FPF/Diogo Pinto
Fonte: FpF.PT 

Sem comentários:

Enviar um comentário