sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O novo espaço do leão


O Núcleo Sportinguista de Beja celebrou o 23.º aniversário e inaugurou a sua nova sede. Pedro Gomes (antigo jogador) e Mascarenhas Garcia (vogal da direção) testemunharam o júbilo dos sportinguistas de Beja.

Texto e fotos Firmino Paixão


Manuel Pedro Gomes, oitavo jogador na história do Sporting com maior número de jogos disputados, também ligado à conquista da Taça das Taças, na época de 1963/41964, foi a figura proeminente na inauguração da nova sede do Núcleo Sportinguista de Beja, ato coincidente com a celebração do 23.º aniversário da sua fundação. Em dia de jogo em Alvalade (3-0 ao Vitória de Setúbal), o vogal Mascarenhas Garcia representou a direção. A presença de Bruno de Carvalho nem seria provável, se pensarmos que nas últimas eleições do Sporting o líder do núcleo bejense, José Henriques, apoiou Godinho Lopes, opositor eleitoral do atual número um leonino. Nem mesmo o recebeu na capital do Baixo Alentejo – região onde decorreu, em castro Verde, a sessão de apresentação das linhas programáticas, sob os auspícios do núcleo local. Ainda assim, e questionado sobre o que aparenta ser um diferente critério do Sporting Clube de Portugal na graduação da importância dos núcleos, José Henrique afirmou: “Já disse isso no último Congresso dos Núcleos e voltarei a fazê-lo, reparei, por exemplo, que a TV Sporting já visitou quase todos os núcleos do Alentejo e o de Beja ainda não mereceu essa presença. Já disse ao Bruno de Carvalho que aqui em Beja não comemos criancinhas, mas trabalhamos em prol do Sporting Clube de Portugal e em prol do associativismo”.
Sobre a inauguração do novo espaço, situado no Centro Comercial do Carmo, o líder do núcleo bejense lembrou: “Era um sonho antigo, praticamente desde que, há 19 anos, assumi a presidência, o meu desejo foi sempre encontrar umas instalações modernas para a nossa sede”. E pormenorizou: “Com muito empenho da nova direção conseguimos este espaço que hoje inauguramos, simultaneamente com a celebração do 23.º aniversário do núcleo. É, sem dúvida, um momento especial. É um espaço agradável que fica aberto a todos os sportinguistas, sócios ou não, do núcleo, porque precisamos de dinamizar as instalações que, por sinal, estão situadas no centro da cidade, que também precisa da presença de pessoas, por isso, sentimo-nos honrados por este momento”. Sem homenagens a sportinguistas distintos, como no passado aconteceu, porque mudança de instalações mobilizou toda a disponibilidade, os 23 anos são sentidos como “uma maioridade que nos responsabiliza a corresponder com qualidade e de forma responsável a todas as obrigações para com os nossos associados e adeptos do Sporting e também com a própria cidade de Beja”. “Tentaremos corresponder àquilo que a cidade espera de nós enquanto parte integrante do movimento associativo local e regional”, sublinhou o dirigente. E revelou que é sua convicção que a “abertura desta nova sede potenciará o convívio entre os sportinguistas e, provavelmente, dinamizará outras modalidades desportivas, porque nós já temos miúdos a competir nas nossas escolinhas e, com a dinâmica deste espaço, acredito que aumentaremos a adesão de miúdos para as nossas iniciativas na área da formação”. “O espaço fica aberto a qualquer associado ou qualquer associação que pretenda protocolar connosco o desenvolvimento de outras modalidades que visem aumentar a nossa intervenção na comunidade desportiva local”, adiantou ainda.
Mascarenhas Garcia, do Sporting, disse que “uma cidade como Beja tinha que ter uma grande sede e esta é, de facto, uma grande sede”

Fonte: http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário