sexta-feira, 17 de abril de 2015

Cereja no topo do bolo


A Associação Cultural e Desportiva do Penedo Gordo veio a Beja vencer o Desportivo e sagrar-se Campeã Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja, época 2014/15, uma jornada antes do termo da prova.

Texto e foto Firmino Paixão


A promoção ao escalão principal do futebol bejense já estava garantida, mas a equipa do Penedo Gordo perseguia também o título. Veio a Beja vencer o Desportivo e concretizou esse desejo, ou seja, colocou “a cereja no topo do bolo”. Um título que era de certo modo esperado e que o treinador António Calatróia considerou “justíssimo”. “Fomos a melhor equipa ao longo do campeonato”. O técnico revelou depois que o êxito da temporada “é dedicado a todos os jogadores. “O mérito é deles, naturalmente que há uma quota-parte da direção, do nosso massagista Marinho, uma pessoa espetacular na recuperação dos atletas, mas a grande obra foi dos jogadores”. Perante a modéstia de António Calatróia, que se colocou de fora dos subscritores deste sucesso, foi inevitável saber como se motivam jogadores com tanta qualidade a troco de coisa nenhuma. “O segredo é muita humildade e muita dedicação ao clube”, revelou.“Nós trabalhamos todas as semanas para que não lhes falte nada, depois são homens que gostam muito da sua terra e têm conseguido este sucesso. Muitos clubes do distrito, que estão na 1.ª Divisão, têm-nos aliciado de toda a maneira, ainda assim, a resposta deles tem sido esta dedicação ao clube, trabalhando muito para vencerem o campeonato. O segredo é a nossa dedicação, o amor à terra e à camisola, e muita humildade”, acentuou Calatróia.
O futuro terá desafios diferentes, concordou. “Vamos para um campeonato mais forte, a seu tempo contactaremos reforços que estão referenciados, veremos se é possível chegar a acordo com eles, porque a custo zero não é fácil recrutar jogadores, mas temos algumas ideias e promessas de alguns atletas que poderão ingressar no Penedo Gordo, reforçando ainda mais esta grande equipa. Tem sido um ano muito bonito”.
Questionado sobre uma hipotética prenda de um piso sintético no Campo Carolina Almodôvar Fernandes, o treinador não vacilou. “Seria um prémio muito merecido, o Penedo Gordo faz parte de uma freguesia da cidade de Beja, o campo onde jogamos tem poucas condições, com um piso que já não se usa, só podemos esperar que as entidades responsáveis reconheçam isso. Quero sublinhar aqui o apoio que temos recebido do Miguel Ramalho, presidente da junta de freguesia, e estou confiante que ele dará um passo em frente para que nós um dia possamos ter um campo com outra qualidade”.
Nuno Martins, o presidente do clube, era também o rosto da felicidade à frente de uma grande claque que não poupou esforços no apoio à equipa. “Estou muito feliz, não pedimos nada aos nossos jogadores, mas eles constituem um grupo com muito valor”. E recordou: “Depois de termos sido campeões no Inatel viemos para a 2.ª Divisão, achámos que este grupo de atletas merecia que a direção se esforçasse para os acarinhar e o resultado foi este, temos um grupo muito humilde, um balneário espetacular e eu não posso estar mais feliz, porque esta equipa tem-nos dado muitas alegrias”. O dirigente lembrou: “Metade dos jogadores são do Penedo Gordo e decidiram fazer alguma coisa pela sua terra, convidando amigos para se juntarem a eles, sabendo que não havia dinheiro, mas apenas pelo prazer de jogar futebol num grupo tão humilde e com tanto amor à camisola, e assim construímos esta equipa”. Nuno Martins garantiu: “Para o ano iremos para o ‘Distritalão’, mas continuaremos sem dinheiro, quando jogamos em casa temos sempre o jantarinho e uma sandes quando jogamos fora, não há mais nada, não conseguimos pagar o que certos clubes pagam aos jogadores. Os que fazem irão pagar caro esse comportamento”. A concluir também o agradecimento ao presidente da União de Freguesias de São João Batista e Santiago Maior, Miguel Ramalho. “Apoiou-nos muito, tem sido espetacular, agora vamos tentar manter este entusiasmo”.

Fonte:  http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário