O Parque de Merendas de Amareleja, cenário da tradicional Romaria de Páscoa promovida pela associação equestre local, recebeu a primeira edição do corta-mato organizado pela Junta de Freguesia de Amareleja.
Texto e fotos Firmino Paixão
A prova reuniu 60 atletas, maioritariamente populares locais, entre eles 27 jovens alunos do agrupamento de escolas local e uma dezena de individuais da freguesia que engrossaram um pelotão onde pontificaram, apenas, atletas federados do Entradense, Messejanense e Escola Municipal de Barrancos. Um pouco fora de tempo, este corta-mato requisitado pela autarquia local “é o início de uma grande corrida, ou melhor, pode vir a ser e só depende de nós, e como é que depende de nós? É incentivando os pais, incentivando as crianças, as escolas, a junta de freguesia, a associação, todos juntos certamente que vamos um dia fazer uma grande corrida, porque os grandes atletas não caiem do céu”, afirmou António Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Amareleja, entidade organizadora, que contou com o apoio técnico da Associação de Atletismo de Beja.
O autarca revelou ainda que “a intenção da junta de freguesia é procurar que isto seja uma semente lançada à terra e que se possa multiplicar, esse é o nosso objetivo, essa será a nossa meta e certamente que haveremos de vencer”. E lembrou que “hoje foi a primeira vez que se fez aqui este tipo de atividade, estamos na Páscoa, os miúdos estão de férias, outros saíram, mas certamente que este é o primeiro passo para uma grande corrida”. António Gonçalves recordou também que “o atletismo nem sequer é um desporto muito caro, pratica-se ao ar livre e toda a gente pode participar, portanto, a ideia é esta, a semente está lançada, certamente que no futuro iremos ter muito mais gente a apoiar este tipo de iniciativa”. Um apoio imediatamente manifestado pela associação regional da modalidade na pessoa do seu presidente, António Machado, com a afirmação de que “estamos disponíveis para ajudar a dinamizar um novo grupo de atletismo nesta freguesia”.
Resultados
Benjamins A Masculinos (250 m): 1.º Guilherme Diogo (Amareleja). 2.º Afonso Dinis (Amareleja). 3.º Alcides Vitorino (Amareleja).
Benjamins A Femininos (250 m): 1.ª Beatriz Inácio (Entradense). 2.ª Mariana Martins (Entradense). 3.ª Sara Monteiro (Amareleja).
Benjamins B Masculinos (500 m): 1.º André castelhano (Amareleja). 2.º David Ferreira (Amareleja).
Benjamins B Femininos (500 m): 1.ª Rozita Liandro (Messejana). 2.ª Iris Martins (Messejana). 3.ª Raquel Machado (Entradense).
Infantis Masculinos (1 500 m): 1.º Rodrigo Martins (Messejana). 2.º Francisco Vale (Amareleja). 3.º Nuno Ferreira (Amareleja).
Infantis Femininos (1 500 m): 1.ª Avelina Liandro (Messejana). 2.ª Mariana Carrilho (Amareleja). 3.ª Ana Ferreira (Amareleja).
Iniciados Masculinos (2 500 m): 1.º Nuno Barreto (Amareleja). 2.º David Rosado (Amareleja). 3.º Filipe Casaca (Individual).
Iniciados Femininos (2 500 m): 1.ª Catarina Maria (Amareleja). 2.ª Laura Martins (Entradense).
Juvenis Masculinos (3 500 m): 1.º João Silva (Messejana). 2.º Gonçalo Ramos (Amareleja). 3.º Pedro Ferreira (Amareleja).
Juvenis Femininos (3 500 m): Alexandra Rico (Barrancos).
Seniores Femininos (6 000 m): 1.ª Cláudia Rosa (Individual).
Absolutos Masculinos (6 000 m): 1.º Francisco Rocha (Messejana). 2.º Tiago Freitas (Individual). 3.º Ismael Escoval (Amareleja). 4.º Rui Fernandes (Individual). 5.º Bruno Valentim (Messejana).
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário