O título de campeão distrital na categoria de iniciados, conquistado pelo Despertar, não tem o habitual efeito de promoção automática ao escalão superior, porque o clube já tem uma equipa a competir nesse patamar.
Não sobe a equipa, mas os jovens campeões estarão lá, aliás, o Despertar é o clube que há maior número de épocas disputa o Campeonato Nacional de Iniciados, competindo, também, ao nível distrital, para reforço da sua “cantera” que, este ano, até lidera a série G da fase de manutenção. Mas os títulos são todos importantes e ao nível das camadas jovens “têm algo de diferente”, assumiu Pedro Pena, o treinador dos novos campeões. E recordou: “Tivemos adversários à altura, foi um campeonato muito engraçado, com 11 equipas, todas a jogar em relvado, até parece que não estamos no Alentejo, foi um campeonato muito equilibrado”. Um percurso quase exemplar, apenas uma derrota: “Normalmente a regularidade faz os campeões e isso foi verdade no nosso caso, pautámos a nossa conduta sempre pela regularidade, por termos as coisas mais ou menos controladas, porque é difícil manter esse equilíbrio com miúdos de 13 anos, estão na idade de se divertir e às vezes criam-nos dificuldades”.
A impossibilidade de subida ao nacional é desvalorizada por Pedro Pena: “Estes jogadores são todos de primeiro ano, na próxima época estarão todos no nacional, o Despertar tem isto muito bem controlado, a área de formação parece fácil, mas não é tanto assim, mas neste clube existe uma boa organização”. Os resultados revelam isso mesmo e o técnico reforça a ideia: “O clube está extraordinariamente organizado e os outros clubes ainda terão que trabalhar um pouco mais para lá chegar”.
Agora já se olha para o futuro, mas antes quisemos saber o significado deste título para o próprio treinador: “Os títulos são sempre importantes, mas não são eles que me movem no futebol. O que realmente gosto é de treinar, organizar os treinos, faça chuva ou faça sol, às vezes com um frio de rachar, disso é que eu gosto”, concluiu.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário