quinta-feira, 2 de abril de 2015

Vistos gold” para bejenses


A Associação Cultural e Desportiva do Penedo Gordo e o Clube Desportivo de Beja asseguram a promoção ao escalão principal a duas jornadas do termo do campeonato. Agora, falta encontrar o campeão.

Texto e fotos Firmino Paixão

Sem qualquer derrota, até ao momento, em jogos de campeonato, o Penedo Gordo assegurou, antecipadamente, a promoção ao escalão principal e agora o treinador António Calatróia é perentório na afirmação de que “estamos na primeira divisão com todo o mérito e acompanhados pelo Desportivo de Beja, que também já assegurou a promoção, e que eu quero felicitar. É bonito subirem estas duas equipas da cidade de Beja”. E garantiu: “Continuaremos a lutar, porque queremos conquistar o título de campeões, vamos discuti-lo nas próximas jornadas, o próximo jogo será em Beja, um jogo muito difícil, mas nós queremos lutar. O nosso adversário também terá o mesmo objetivo, por isso, espera-se um bom jogo de futebol entre as duas melhores equipas deste campeonato”.
Apesar de ter assegurado a subida, Calatróia lamentou não ter ganho o penúltimo jogo em casa e considerou que “o Santaclarense tem uma boa equipa e veio aqui procurar um pontinho com uma estratégia muito bem montada e conseguiu o seu objetivo”. Mas lembrou o percurso da equipa: “Só sofremos uma derrota durante a época, num jogo de taça contra uma grande equipa como é o Milfontes e, mesmo assim, levámos o jogo para prolongamento. No campeonato ainda não perdemos e queremos manter-nos assim, mas o primeiro objetivo já está assegurado, agora vamos tentar ser campeões, mas ainda temos duas finais”. Quanto ao futuro, o técnico confessou: “Já temos algumas ideias para a próxima temporada, já  conversámos, temos de ir para o terreno para reforçarmos a equipa, porque este plantel é forte, mas precisa de mais dois ou três jogadores que sejam mais-valias para podermos enfrentar um campeonato como o da 1.ª Divisão com alguma tranquilidade”.
O Desportivo de Beja foi ganhar ao Campo da Baiôa, em Ervidel, e também antecipou o regresso a um patamar mais condicente com o seu passado, razão para o treinador João Mansinhos: “É um orgulho para todos nós, pelo sofrimento, pelo trabalho e pelo sacrifico que todos fizemos, é uma boa vitória, principalmente para o clube”. E alertou: “Está na altura de a cidade ajudar o Desportivo de Beja, tanto quanto o clube já ajudou e projetou esta cidade, porque o futuro dependerá de muita coisa”.
O sucesso desta temporada pode não significar o início de um percurso de regresso aos patamares que o prestígio do emblema justifica, mas abandonar o escalão mais baixo do futebol distrital é um princípio, um primeiro passo que Mansinhos considera “um passo merecido e pode ser o primeiro para a recuperação do clube”: “O Desportivo de Beja tem uma comissão administrativa constituída por pessoas que estão fazendo um grande trabalho no clube, mas tudo é pouco, eles precisam de mais apoio, porque as portas fecham-se ao Desportivo de Beja com muita facilidade, eles estão a procurar fazer o melhor possível e acredito que o irão conseguir”, diz.
Com menos um ponto que o Penedo Gordo e recebendo a equipa de António Calatróia na próxima jornada (dia 11), o Desportivo de Beja também está na corrida pelo título, e o treinador afirma: “No futebol nada é impossível, sabemos que o nosso adversário tem muita qualidade, mas neste clube, e quando vestimos esta camisola, fazemo-lo sempre com um orgulho muito grande, por isso tentaremos ganhar o jogo e depois se verá”.
Relativamente à próxima época desportiva, e uma vez assegurada a subida de divisão, Mansinhos nada garante, mas confessou: “A comissão administrativa já anda falando nisso, não sei se com o João, ou sem ele, isso não é coisa que me preocupe muito, porque já fiz o meu trabalho, tinha esta dívida com o clube, por tudo aquilo que ele me deu e acho que já a paguei, mas há muita gente competente e com condições para dar continuidade a este trabalho”. Se gostava de continuar? “São coisas que eu ainda não pensei, ainda não está nada definido e dependerá da minha motivação no momento”, concluiu.

Fonte:  http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário