quarta-feira, 24 de junho de 2015

Diário da Academia (Dia 160)

Olegário Benquerença inspirou os árbitros em formação na Academia de Arbitragem.
Arbitragem
No 4.º dia do curso de formação avançada de árbitros de futebol, as duas unidades temáticas abordadas foram “Introdução à Tutoria e às Autoscopias”, ministrada por João Aragão e Pina, e que confere aos participantes o certificado de Tutor, e “Funcionamento do Corpo Humano, Nutrição e Primeiros Socorros”, assegurado por Rita Tomás, do departamento médico da FPF.


“Uma Carreira de Sucesso”, palestra de Olegário Benquerença, inspirou árbitros em formação
À quarta noite de estágio em Rio Maior, os árbitros da Formação Avançada de futebol tiveram um sarau especial, em conversa com Olegário Benquerença. A oportunidade foi bem aproveitada pelos jovens participantes, provenientes das associações distritais e que aspiram aos quadros nacionais, pois ouviram Benquerença falar como foi que o seu sonho se foi tornando realidade.

“Sonhem!”, foi o seu convite. Mas as várias ideias partilhadas pelo árbitro que se despediu esta época dos relvados tiveram um denominador comum: o sucesso não é um dom natural, mas fruto do trabalho diário; que o alcança quem o sonha, mas dando passos certos, um de cada vez, sem descolar os pés do chão; que não se distrai com aquilo que não pode controlar.  

Mas houve mais. Olegário Benquerença apelou aos jovens árbitros a desenvolverem a sua personalidade, a não se iludirem imitando os melhores em nada que não seja a dedicação à atividade e a enraizarem a sua atividade nos valores de seriedade e honestidade, da discrição e do controlo emocional, que os preservem de qualquer vendaval futuro.

A conversa, salteada com as mais pitorescas memórias e cheia de bom humor, seguiu sempre uma intenção clara: avivar o sopro da paixão pela arbitragem, mas desafiando a não alimentar a fogueira com outro combustível que não tenha a consistência do trabalho sério. E no final, ainda houve tempo e oportunidade para responder a algumas das muitas perguntas que os participantes desejavam colocar. O aplauso final foi bem expressivo do agrado que a sessão suscitou.
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário