O sexto dia do 3.º curso de formação avançada de árbitros de futebol foi dedicado, no período da manhã, à unidade “Pedagogia Desportiva”, ministrada pelo diretor pedagógico da Academia, António Montiel, e Metodologia do Treino, assegurada pelo preparador físico José Dias. No final do dia, o treino incluiu aspetos técnicos de arbitragem, transmitidos pelo Presidente Vítor Pereira, além de ajudar a manter os índices físicos nas melhores condições.
“e-árbitro” causa entusiasmo
Hugo Freitas e Pedro Cardoso, do Departamento de Tecnologia da Federação Portuguesa de Futebol deslocaram-se a Rio Maior para apresentarem o “e-árbitro”, projeto que permitirá a recolha dos dados do jogo em formato eletrónico e que constitui o primeiro passo no sentido da desmaterialização do papel.

As inúmeras questões que os árbitros colocaram evidenciaram o interesse que o projeto suscitou. A apreensão inicial associada à realização de mais uma tarefa rapidamente deu lugar à satisfação por todos poderem contribuir para a recolha e disponibilização de dados, bem como poderem usufruir de dados estatísticos que auxiliem na preparação dos jogos.

No decurso da sessão foi impossível não vibrar com o golo que Portugal marcou frente à Suécia, no Europeu de Sub-21, e consequente apuramento para a fase seguinte!

No penúltimo dia do curso de Formação Avançada N2 para Árbitros de Futebol encerrou-se a unidade Metodologia de Treino com a apresentação de trabalhos de grupo que os participantes efetuaram e principiou-se a última unidade, Leis do Jogo e Regulamentos, ministrada pelo vice-presidente da Secção Profissional, Antonino Silva.


No final do dia, os participantes completaram as avaliações de Inglês e das diferentes unidades curriculares. O processo avaliativo termina sexta-feira com a realização, logo de manhã, dos testes físicos, seguido do teste das Leis do Jogo.

Quase a terminar as 50 horas de formação, nota-se um natural cansaço nos participantes mas a determinação, empenho e entusiasmo não são abalados!

Fonte: FpF.PT