sábado, 27 de junho de 2015

Torneio Lopes da Silva: Alexandre Moutinho quer fazer o seu caminho

O apelido não engana, e "pesa". Alexandre Moutinho é capitão da equipa da AF Algarve no Lopes da Silva e irmão do internacional português João Moutinho, mas sabe que tem de fazer o seu próprio camimho para ter um percurso semelhante ao do jogador do Mónaco.
Torneio Lopes da Silva
As semelhanças físicas não enganam. Ver Alexandre Moutinho entrar em campo com a camisola da seleção sub-14 da Associação de Futebol do Algarve no Torneio Lopes da Silva é como entrar numa máquina do tempo, até porque o irmão mais velho, o internacional português João Moutinho, apareceu muito cedo no futebol de alta competição. A mesma expressão de concentração total, o mesmo passo acelerado, a mesma vontade de ajudar a equipa. Mas será que é tudo bom nesta equação de comparações inevitáveis com uma referência de futebol português? O Alexandre, a figura central deste artigo, diz que não é bem assim: "É verdade que, por um lado, é bom, mas por outro nem por isso. Eu gosto sobretudo de ser reconhecido pelo que jogo e não por ser irmão de quem sou. Sei que as comparações são inevitáveis, mas quero fazer o meu próprio caminho. Até porque eu e o meu irmão somos jogadores diferentes", sublinhou, para esclarecer logo em seguida, num fôlego: "É verdade que jogamos na mesma zona do terreno, mas há pelo duas diferenças fundamentais: eu sou canhoto e um pouco mais rápido. Para mim, são dois aspetos significativos. Agora, a ambição é a mesma: ser profissional de futebol e chegar à Seleção Nacional A."

O caminho está a ser feito e a participação no Torneio Lopes da Silva é um primeiro passo muito importante. Instado a comentar a experiência na edição deste ano, Alexandre Moutinho (veste a camisola n.º 10 da AF Algarve) mostra-se feliz por ter atingido um marco na sua curtíssima carreira de jovem futebolista: "Esta experiência foi muito boa! A nossa equipa esteve bem e, em termos pessoais, também há muitas coisas positivas a retirar. Os passeios que temos feito para descontrair, o convívio com as outras equipas, o facto de competir num nível superior ao que estou habituado...afinal, estão aqui os melhores jogadores do país! Tudo tem sido excelente. Sinto-me a crescer como jogador e como pessoa", frisou o centrocampista, que gosta de ter sempre a bola colada ao pé.

Algarvio de gema, Alexandre Moutinho diz que o Lopes da Silva'2015 também foi importante por ter sido uma boa "montra" detalentos:"Competições como esta dão sempre uma visibilidade maior aos jogadores e à própria região. Este é o palco adequado para que os atletas das Associações se possam mostrar e ter, quem sabe, uma oportunidade nos sub-15."

A video-chamada que motivou toda a equipa da AF Algarve
Alexandre Moutinho confessou ainda, ao fpf.pt, que antes do início do Torneio Lopes da Silva, todo o plantel da AF Algarve esteve à conversa com João Moutinho, através de vídeo-chamada: "A principal mensagem que ele nos deixou é que só jogando em equipa as individualidades podem sobressair. No fundo, acho que foi isso que ele fez ao longo de toda a carreira - pensar sempre na equipa em primeiro lugar. Acho que foi por isso que chegou tão longe. Disse-nos também que temos de manter a nossa idade identidade e estabelecermos objetivos muito concretos. 
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário