sexta-feira, 26 de junho de 2015
Uma corrida consagrada
Bruno Paixão (Benaventense) e Cláudia Pereira (Running) foram os vencedores absolutos da 29.ª Escalada do Mendro, organizada pelo município de Vidigueira, com a participação de 220 atletas e 21 equipas.
Texto e fotos Firmino Paixão
O portalegrense Bruno Paixão destronou o seu colega de equipa Paulo Gomes (vencedor de seis edições, três consecutivas) e assinou o primeiro triunfo na difícil prova, cujo percurso se dilui na silhueta da serra do Mendro. O atleta alentejano destacou que “foi uma grande vitória, nunca tinha ganho esta prova, foi a primeira vez, é uma prova com grande nível, muito dura, não é qualquer atleta que vence aqui, mas hoje foi o meu dia”.
No setor feminino a novidade foi o triunfo da consagrada Cláudia Pereira (6.ª na Maratona de Amesterdão 2014), que surpreendeu a vencedora da edição anterior e campeã nacional de montanha, Rosa Madureira. A atleta de Joane disse no final que “todas as provas são importantes, mas quando se corre pela primeira vez, e se vence, fica sempre um sentimento diferente”. Em paralelo com a escalada realizou-se uma caminhada e um conjunto de provas urbanas para escalões de formação. O evento reuniu cerca de 600 participantes.
Manuel Narra, o presidente da Câmara de Vidigueira, entidade organizadora do certame, reconheceu a grande tradição e o prestígio da Escalada do Mendro, justificando que “é um percurso que se proporciona para a realização de uma prova diferente, uma prova que temos tido o cuidado de manter em nível elevado e, mesmo com este calor, acabou por registar um assinalável número de participantes”. O autarca lembrou ainda que “a promoção da nossa terra também assenta nestes eventos desportivos” e assegurou que “vamos continuar, com certeza, a organizar por muitos mais anos esta Escalada do Mendro”.
Manuel Narra confirmou o retorno positivo, justificando que “temos sentido isso e temo-lo visto através da adesão dos atletas, que nos seus calendários anuais já sinalizam esta prova em Vidigueira como parte integrante da sua atividade desportiva”. Uma prova exigente mas com uma componente ambiental invulgar, até pela beleza paisagística que os atletas sempre sublinham, facto que levou Manuel Narra a comentar que “mostramos uma paisagem diferente do Alentejo, na mente de muitas pessoas o Alentejo são as planícies, julgam que não existe montanha, mas a serra é que torna a prova mais competitiva, depois, todos os anos acabamos por dar a conhecer a infraestrutura fabulosa que são as piscinas municipais, onde realizamos o convívio final”.
Quanto ao impacto do evento no movimento associativo desportivo do concelho, Manuel Narra assumiu que tem valido a pena percorrer este caminho porque “muitas das nossas atividades assentam nas parcerias com o movimento associativo, pensamos que ele é fundamental para a própria criação de dinâmica da comunidade e, naturalmente, estamos sempre presentes com esse apoio constante ao desenvolvimento voluntário das pessoas que ainda continuam a acreditar no movimento associativo”. Não será, portanto, por falta de apoio ao associativismo, ou por ausência de infraestruturas que a população deixará de ter atividade física e o movimento associativo perderá dinâmica, concordou o autarca. “Não, o movimento associativo está muito bem implementado nas diversas áreas, tanto desportivas como culturais e da parte da câmara municipal tem tido sempre todo o apoio, não só em termos financeiros, que é sempre importante, mas depois, também, em termos de participação nas próprias organizações, quer com meios logísticos, quer com meios humanos”, concluiu Manuel Narra.
Resultados: absolutos – masculinos: 1.º Bruno Paixão (Benaventense), 39.30’. 2.º Filipe Rosa (CB Abrantes), 39.58. 3.º Paulo Gomes (Benaventense), 40.07’. 4.º João Figueiredo (CN Alvito), 40.29. 5.º João Cruz (Beja AC), 41.15. Femininos: 1.º Cláudia Pereira (Running), 46.53’. 2.ª Patrícia Serafim (CP Armada), 47.11’. 3.ª Rosa Madureira (Penafiel), 49.06’. 4.ª Verónica Scutaru (Torrenses), 50.10’. 5.ª Raquel Cabaço (Diana), 50.52’.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário