domingo, 5 de julho de 2015

5 Perguntas a ... Gonçalo Ramos

Gonçalo Ramos com João Capela
1ª Pergunta: Quem é o jovem Gonçalo por detrás do apito?
Gonçalo Ramos: O Gonçalo é um jovem de 18 anos, natural de Colos, concelho de Odemira. Neste momento está a espera dos resultados dos exames do ensino secundário, mas tem o objetivo de integrar o percuso universitário.


2ª - Apesar de ainda bastante jovem já tens algumas épocas de arbitragem no currículo, faz-nos um resumo da tua carreira.
G.R.: Antes de iniciar o percurso na arbitragem, como a maioria dos jovens, tenta sempre o seu percurso como futebolista, e foi o meu caso. Jogava regularmente futebol com os meus amigos aqui em Colos, e apenas com 12 anos joguei futebol no Boavista dos Pinheiros, mas rapidamente percebi que a carreira de futebolista não era para mim. 
Mais tarde, quando o clube aqui da minha vila "Sociedade Recreativa Colense" voltou ao activo nos campeonatos do Inatel, tive a iniciativa de pegar no apito e arbitrar os jogos amigáveis. Eu, no início, levava aquilo na "desportiva", até que um dia mais tarde, uma equipa de arbitragem do Inatel apresentou-se para vir fazer aqui o jogo, mas apenas só tinha dois elementos, então eu fui para "desenrascar".
Arbitrei com eles, gostei imenso de estar a árbitro assistente e comecei a arbitrar com eles durante um certo tempo.
Passado algum tempo, o Ricardo Guerreiro, que foi árbitro da AFBeja , e é um grande amigo meu, veio falar comigo e achou que eu tinha jeito para iniciar um percurso na arbitragem distrital.
Eu, sem hesitar, aceitei e tirei o meu curso no Vale de Santiago na época 2011/2012.
E pronto, agora vou para a minha 5ºépoca como árbitro da AFBeja.

3ª - A curto/médio prazo quais são os teus objectivos? E sonhos, que sonhos tens?
G.R.: Um dos meus objetivos que tenho a curto prazo é inicar o meu percurso universitário, sendo dúvida alguma.
Na arbitragem, como eu tenho vindo a dizer regularmente, quero é.... aprender.
Tenho 18 anos, quero aprender e cada dia ir evoluindo com todos os árbitros. 
Mais tarde logo se vê.
É normal que tenha o objetivo de integrar os quadros nacionais da arbitragem, mas por agora, nem penso nisso.
André Baltasar, Luís Ralha e Gonçalo Ramos
Sonhos todos nós temos, mas eu na arbitragem não tenho sonhos, sei bem o que é a realidade e o que custa chegar lá a cima. Portanto mais vale encarar a realidade.

4ª Quais são os teus árbitros preferidos a nível nacional/internacional, quais são os teus ídolos na arbitragem?
G.R.: O meu árbitro preferido a nivél nacional na atualidade é o Jorge Sousa. Para mim, sem dúvida alguma, é sempre um exemplo a seguir para todos os árbitros.
A nível Internacional atualmente não tenho nenhuma preferência.


5ª Como vês o estado actual da arbitragem bejense?
G.R.: Na minha opinião, a arbitragem bejense penso que está a melhor bastante. Tem um conjunto de pessoas a trabalhar intensivamente todos os dias para que haja uma evolução. Este ano tivemos a entrada de uma grande quantidade de árbitros jovens, que com muito trabalho e esforço, vêm trazer qualidade ao nosso grupo.

Um grande abraço,


Gonçalo Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário