sexta-feira, 3 de julho de 2015
Calendário fechado
João Gonçalves, atleta do Beja Atlético Clube, e Liliana Veríssimo, do Sapeira Team, foram os vencedores absolutos do 1.º Grande Prémio de Atletismo da Feira Nacional da Água e do Regadio.
Texto e fotos Firmino Paixão
O atletismo voltou às ruas de Ferreira do Alentejo, onde ultimamente nasceram dois núcleos desta modalidade, o Singa Runners e a Academia de Atletismo de Ferreira do Alentejo. E foram exatamente os seus atletas que animaram a reunião, avolumando o pelotão de 43 atletas que competiu num circuito urbano e debaixo de uma temperatura a rondar os 40 graus. Mas foram, naturalmente, os mais consagrados que deram cartas na corrida, a que se alhearam muitos atletas da região, o que não aconteceu, por exemplo, com atletas de quatro emblemas do Algarve que subiram até Ferreira do Alentejo para animarem este grande prémio organizado pelo município de Ferreira do Alentejo, em que João Gonçalves (BAC) e Liliana Veríssimo (Sapeira) foram os vencedores absolutos. No final da prova o presidente do município de Ferreira do Alentejo, Aníbal Costa, explicou: “Reatámos esta relação com a Associação de Atletismo de Beja e foi este o momento escolhido para podermos enquadrar uma prova aqui em Ferreira do Alentejo, precisamente, por ocasião da Feira Nacional da Água e do Regadio”. O autarca lamentou os “os quase 40 graus que apanhámos neste dia”, mas destacou, “em primeiro lugar, uma participação muito forte, sobretudo de atletas locais, o que é sempre de realçar, segundo, a própria presença de público numa tarde em que, apesar das condições atmosféricas altamente adversas, as pessoas estiveram aqui presentes a dizer que se interessam pela modalidade, e isso é sempre um incentivo muito significativo para que no futuro possamos continuar a desenvolver outras iniciativas do género”.
Sobre a possibilidade deste evento ficar ancorado à Feira Nacional da Água e do Regadio, Aníbal Costa lembrou: “A feira realiza-se de dois em dois anos, portanto tem este handicap. Por isso nunca poderá ser anual, podemos efetivamente determinar que na Feira da Água se realize este prémio”. No entanto, revelou: “No próximo ano teremos a festa dos 500 anos de atribuição do foral, Ferreira do Alentejo comemorará o seu quinto centenário e talvez essa seja uma boa oportunidade para lançarmos outra iniciativa”. E assegurou: “Estamos cientes que todos estes passos que se dão fomentam, de alguma forma, a modalidade e dão maior incentivo à sua prática e nós estamos cá para cumprirmos com o nosso papel nesse sentido”. Quanto aos novos polos de associativismo, Academia e Runners, o autarca sublinhou que “apareceram de forma muito espontânea, decorrendo, também, da própria necessidade que as pessoas têm de realizar atividade física e desportiva e já está provado que estão envolvidos diretamente neste Grande Prémio de Atletismo”. Por isso, concluiu: “Para nós é muito gratificante porque, naturalmente, não caberá à câmara municipal desenvolver qualquer tipo de iniciativa nesse domínio, tem de existir uma espontaneidade e uma vontade assumida por parte das pessoas, das várias associações e dos próprios clubes, que também devem ter aqui um papel importante a desenvolver”.
Resultados: Benjamins A – femininos: 1.ª Luísa Inácio (NSFaro); masculinos: 1.º Diogo Sousa (AAFA). Benjamins B – femininos: 1.ª Raquel Machado (SRDE); masculinos: 1.º Hugo Reis (BAC). Infantis masculinos: 1.º Santos Mendes (BAC). Iniciados femininos: 1.ª Catalina Turcu (BNSC). Seniores femininos: 1.ª Liliana Veríssimo (Sapeira Team). Veteranos 35: 1.ª Jesus Sousa (AAFA). Veteranos 50: 1.ª Ana Isabel Curva (BAC). Juvenis masculinos: 1.º João Silva (NARM) Juniores masculinos: 1.º João Pereira (Individual). Seniores masculinos: 1.º David Silva (SFAD). Veteranos masculinos <50: 1.º João Gonçalves (BAC). Veteranos masculinos >50: 1.º Luís Pereira (BAC). Equipas: 1.ª Beja Atlético Clube. 2.ª Singa Runners. 3.ª Academia de Atletismo de Ferreira do Alentejo.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário