sexta-feira, 3 de julho de 2015

Évora Capital Ibérica de Badminton

Numa iniciativa promovida pelo Clube de Badminton de Évora, Évora volta a ser a Capital Ibérica do Badminton com a realização, no próximo fim de semana, da IX edição do Torneio Luso-Espanhol.
O Torneio Luso-Espanhol de Badmínton que vai decorrer nos Pavilhões dos Salesianos e na Escola Básica da Malagueira, conta com a participação de 360 atletas em perto de 550 jogos, oriundos de 40 clubes de todo o país e de várias províncias de Espanha.
Com a presença confirmada de alguns dos melhores jogadores da actualidade na Península Ibérica, o Torneio Luso-Espanhol de Badminton encerra a época desportiva da modalidade em Portugal.
A prova contará com a participação de atletas em todos os escalões previstos pela Federação Portuguesa de Badminton, e ainda no escalão de bambis. Para além dos prémios habituais, aos melhores classificados de todos os escalões serão também atribuídos os prémios para melhor jogador - "Troféu Professor João Pombo" e para a melhor equipa - "Troféu António Carmelo".
Com um vasto apoio do tecido empresarial da cidade, mas também de algumas instituições como a CCDRA, a Câmara Municipal de Évora ou a Fundação Salesianos, o Torneio Luso-Espanhol tem também o apoio dasEurorregiões EUROACE (Eurorregião Alentejo, Centro e Extremadura) e EUROAAA (Eurorregião Algarve, Alentejo , Andaluzia).
Refira-se que a primeira edição doTorneio Luso-Espanholem 2006 contou com cerca de meia centena de atletas de clubes portugueses e espanhóis, tendo rapidamente chegado às duas dezenas na sua terceira edição e às três centenas em 2010.
Segundo Henrique Sim-Sim, Presidente da Direcção do Clube de Badminton de Évora, “o Torneio Luso-Espanhol é um marco no badminton nacional, sendo um Torneio que não estando integrado no calendário da Federação Portuguesa de Badminton é ainda assim o torneio em Portugal com maior número de atletas a participar, proporcionando que os jovens atletas portugueses possam competir com atletas espanhóis, proporcionando assim espaço para aprendizagem e evolução desportiva. É ainda uma grande festa de badminton, no qual todos gostam de participar, portugueses e espanhóis. É um motivo de orgulho para o CBE poder continuar a concretizar esta iniciativa de enorme sucesso e que motiva quase 400 atletas a vir ao Alentejo, onde atualmente não existe qualquer Clube a competir no calendário oficial, por objetiva falta de apoio desta estrutura federativa ao desenvolvimento da modalidade no interior.“
A abertura da competição que tem lugar Sábado pelas 9h30 horas no Pavilhão dos Salesianos e no Pavilhão da EBI Manuel Ferreira Patrício (Malagueira), somando assim um total de 14 campos de badminton no qual decorrerão perto de 550 jogos.
Mais informação em:
Clube de Badminton de Évora
Fundado em 2003, o Clube de Badminton de Évora (CBE) é uma  entidade de direito privado, sem fins lucrativos, integrando praticantes desta modalidade desportiva. Tem como principais objectivos a organização de iniciativas que se centrem na promoção e sensibilização para a prática do Badminton, e do desporto de um modo geral.
O CBE promove e dinamiza um conjunto de iniciativas próprias, em exclusivo e/ou em parceria e apoia projectos de outras entidades desportivas, abrangendo um conjunto de actividades nos diferentes domínios do seu campo de actuação.
A experiência adquirida e a particular atenção voltada para a realidade onde se integra, tem levado o CBE a articular meios e recursos com diversos interlocutores locais, nacionais e estrangeiros, objectivando o desenvolvimento da modalidade na região de Évora.

Sem comentários:

Enviar um comentário