A 20 de agosto de 1947, sob a tutela do capitão Alcino Pires, fundou-se o Clube Atlético Aldenovense. O capitão, fixado então em Aldeia Nova de São Bento, tinha no seu currículo a chancela de ex- -dirigente do Atlético Clube de Portugal, o que fez com que o emblema se apossasse como a 11.ª filial do grémio lisbonense de Alcântara. Peregrinando pelas tertúlias da história de um passado que desportivamente me encanta, revejo nacos de acontecimentos que resvalam para uma profunda nostalgia. Cito factos onde sobressai o labor de homens que muito fizeram pela maravilha desportiva. Relembram-se os primórdios do Atlético Aldenovense, mormente a direção que colocou o clube em carris reais: Hilário Madeira Carrasco, presidente, António Loureiro da Silva, tesoureiro, e Francisco Carmo Mendes, secretário, formaram o trio de mentores que orientaram os destinos de uma coletividade que almejava um futuro jubiloso.
Com o Atlético devidamente instituído, houve a necessidade de oficializar a agremiação, tendo ocorrido uma assembleia-geral em que os sócios votaram, por unanimidade, a lista composta por Luís La Féria Assis Horta, presidente, Luís Louro Madeira, 1.º secretário, e Francisco d’Assis Teixeira Braga, 2.º secretário. Os tempos perspetivam-se animadores, existindo a urgência em arranjar condições para os atletas honrarem as camisolas às riscas verticais azuis e amarelas, calções azuis, sendo o passo seguinte um espaço no Rossio que visava a construção de um campo de futebol. Problema ultrapassado e eis o Atlético a pedir despiques com equipas de localidades vizinhas. O futebol ganhou um outro brilho, o gosto pelo cosmos da bola avivou-se, o público marcava presença nos desafios e o Atlético começou a ser olhado pelo prisma da respeitabilidade.
Na época de 1974/1975, com a sede improvisada numa mesa do café do Zé Amaro, o clube, em seniores, participou na 1.ª divisão da AFBeja, sendo o seu pecúlio sobejamente reconhecido. Desportivamente o Atlético fez, no passado dia 20, 68 anos de uma refulgente existência. Parabéns!
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário