sexta-feira, 7 de agosto de 2015
Já cheira a futebol...
castrense e Moura já conhecem os adversários para os grandes desafios que a época desportiva 2015/2016 lhes oferecerá, quer ao nível do Campeonato Nacional de Seniores, quer na renovada Taça de Portugal.
Texto e foto Firmino Paixão
O Futebol Clube castrense fará nesta época a estreia no Campeonato Nacional de Seniores, pelo mérito da sua conquista da época passada no plano distrital, o título no escalão principal. O Moura defenderá o seu segundo lugar na série H na época anterior, num campeonato onde o distrito de Beja perdeu, no limite da época, a presença do Aljustrelense. Os clubes do Sul voltam a ficar agrupados na série H, desta vez sem a presença de emblemas açorianos, num grupo que recebe os campeões distritais do Algarve (Almansilense), Évora (Juventude), Setúbal (Barreirense) e Beja (castrense).
A prova inicia-se no próximo dia 23, razão pela qual os dois emblemas do distrito já estão no terreno, preparando a ronda inaugural, que levará o Moura ao terreno do Barreirense e o castrense a casa do Juventude de Évora. O primeiro dérbi entre as duas equipas, que mantêm os mesmos treinadores (Nuno Guia, em Moura, e Carlos Machado, em castro Verde), acontecerá no dia 25 de outubro (7.ª jornada), em castro Verde.
Campeonato Nacional de Seniores série H – 1.ª jornada: Cova Piedade- -Louletano; Juventude Évora-castrense; Reguengos-Almansilense; Pinhal-novense-Lusitano Vila Real; Barreirense--Moura.
Taça de Portugal – Critérios de regionalização A Taça de Portugal tem um novo regulamento. Foi regionalizada, digamos que segundo critérios financeiros e de proximidade das equipas. Terá sete eliminatórias, sem clubes isentos, mas com a possibilidade de repescagens. Entram na primeira eliminatória todos os clubes do Nacional de Seniores (Moura e castrense), todos os vencedores da Taça Distrito (Milfontes) e os segundos classificados dos distritais (Vasco da Gama de Vidigueira), podendo, sempre que se revelar necessário, serem convidados os finalistas vencidos das taças distritais ou os melhores classificados de cada campeonato distrital.
Os clubes foram divididos em oito séries, segundo a localização geográfica.
Taça de Portugal, primeira eliminatória, série H (6/09/2015): Milfontes-Sporting Viana; Pinhalnovense-Reguengos; Al-mansilense-Moura; Lagoa-Amora; Ju-ventude Évora-Louletano; castrense--Vasco Gama Vidigueira; Lusitano VRSA-Moncarapachense.
Juniores - O regresso do Despertar A não realização de provas distritais neste escalão, nas últimas duas temporadas, tem inviabilizado a presença de equipas deste distrito no campeonato nacional, desde a descida do Despertar, última equipa a participar na prova. Contudo, no final da época passada, a AF Beja, com a anuência da sua tutela, talhou uma mini-competição (dois clubes) à medida do regresso dos despertarianos a este patamar, o que acontecerá no próximo dia 29 com uma difícil deslocação da equipa, treinada por Joaquim Rodeia, ao terreno do Vitória de Setúbal.
Nacional de Juniores A – 2.ª Divisão, série E, 1.ª jornada: Vitória Setúbal- -Despertar; Pinhalnovense-Beira Mar Almada; Farense-Quarteirense; Cova Piedade-Olhanense; Juventude Évora-Barreirense.
Juvenis - Praia de Milfontes em estreia Aqui está um escalão em que as equipas sul alentejanas têm recorrentes dificuldades na manutenção. Em tempos recentes, só o Despertar e o Odemirense conseguiram, em momentos diferentes, manterem-se mais do que uma época a este nível. O Praia de Milfontes, campeão distrital em título, faz a sua estreia na prova que terá início dentro de uma semana e, na primeira jornada, jogará no seu campo com a formação do Louletano. Miguel Pinoia mantém-se no comando da equipa.
Nacional de Juvenis, série E, 1.ª jornada (16/08/2015): Milfontes-Louletano; Oeiras-Cova Piedade; Juventude Évora--Almada; Vitória Setúbal-Imortal; Belenenses-Lusitano Évora.
Iniciados – Despertar é o histórico, Sporting de Cuba à boleia O Despertar e o Sporting de Cuba são os dois representantes da AF Beja no Nacional de Iniciados, que arrancará no final deste mês. Dois emblemas com histórias diferentes. O Despertar é uma das equipas que permanece nesta prova desde que a mesma foi criada, um invejável currículo que lhe confere o respeito dos adversários. Os bejenses foram campeões distritais da categoria mas, como já tinham uma primeira equipa a competir no nacional, abriram espaço para o Sporting de Cuba, vice-campeão, que prontamente aceitou esse desafio. Na ronda inaugural, o Sporting de Cuba jogará, em casa, com o Imortal e o Despertar jogará no terreno do Portimonense. A formação de Beja é treinada por Pedro Pena; Ricardo Vargas é o técnico dos cubenses.
Nacional de Iniciados, série G, 1.ª jornada (30/08/2015): Esperança de Lagos--Quarteirense; Sporting Cuba-Imortal; Olhanense-Vitória Setúbal; Farense- -Louletano; Portimonense-Despertar.
Fonte: http://da.ambaal.pt/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário