quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Sara Monteiro (fem. sub-19): "Estamos cada vez mais fortes"

A defesa internacional portuguesa Sara Monteiro mostra-se confiante no trabalho que as sub-19 estão a realizar em Rio Maior e expressa otimismo quanto às possibilidades da Equipa das Quinas no apuramento para o Europeu do próximo ano.
Futebol Fem. - Sub-19
A Seleção Nacional feminina sub-19 cumpre, esta quarta-feira, o terceiro de quatro dias do segundo estágio desta época, em Rio Maior. A preparação para o I Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa de 2016, na Eslováquia, já vai adiantada e as 24 eleitas do Treinador Nacional José Paisana trabalham com determinação para poderem fazer parte do lote de atletas que vai representar Portugal nos três primeiros jogos oficiais da época, frente às seleções de Israel (15 de setembro), da Estónia (17 de setembro) e da Noruega (20 de setembro). 
Sara Monteiro, uma das defesas da Equipa das Quinas, cumpre perfeitamente um dos princípios fundamentais para o sucesso, no desporto como na vida: acredita no que faz. A jogadora do Boavista mostra feliz pelo resultado do trabalho realizado no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior: "Acho que o grupo está cada vez mais unido e à medida que o tempo passa estamos mais fortes, com o nosso estilo de jogo mais sólido. Queremos sempre melhorar para atingirmos o objetivo de nos prepararmos bem para os encontros difíceis que aí vêem. Agora temos de ir passo a passo e mostrar o que estamos a interiorizar para podermos representar bem o país."

Em oito internacionalizações desde as sub-16, Sara Monteiro viu apenas um cartão amarelo com a camisola das Quinas - um registo disciplinar exemplar para uma jogadora que atua no setor mais recuado do terreno. Ainda assim, a jovem internacional portuguesa mostra que tem sempre as prioridades bem definidas: "Claro que é bom ser uma jogadora disciplinada, mas também tenho de pensar que, por vezes, temos de nos sacrificar em prol da equipa. É preciso perceber que tenho sempre a ajuda das minhas colegas, elas facilitam imenso o meu papel. O processo defensivo tem a participação de toda a equipa."


A identidade das seleções jovens femininas, essa, é imutável: "Obviamente, queremos ´jogar à Portugal'. Gostamos de ter bola, de a circular para tentar criar boas situações de finalização e vencer os jogos", salientou, regozijando-se ainda pelo aumento do número de praticantes de futebol feminino em Portugal: "Felizmente, estamos a evoluir nesse sentido. Quanto mais jogadoras federadas, melhor é a perspetiva em termos de desenvolvimento da modalidade e de alargamento do campo de recrutamento das seleções nacionais. Sabemos que, quanto mais opções tiverem, melhor os treinadores vão fazer o seu trabalho."

Sara Monteiro define-se como uma jogadora "com muita raça" e confessa que também lhe agrada subir no terreno e oferecer golos às colegas que jogam em zonas do terreno mais adiantadas. Embora ressalve que não atua na mesma posição de Cláudia Neto, Sara Monteiro admite nutrir especial admiração pela atual jogadora do Linköpings FC.

As comandadas de José Paisana efetuam a última sessão de treino deste estágio de observação na manhã desta quinta-feira, em Rio Maior (10h00).
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário