sexta-feira, 2 de outubro de 2015
Cuba, capital dos galgos
Uma pista municipal de corridas de galgos foi inaugurada na vila de Cuba, com a realização da final do Campeonato Nacional, e logo foi eleita pelos responsáveis nacionais da modalidade como “a melhor do País”.
Texto e fotos Firmino Paixão
O equipamento inaugurado no último fim de semana situa-se junto ao Parque de Feiras e Exposições e a sua inauguração foi assinalada com a presença de algumas dezenas de galgos oriundos de todos o País e qualificados para a fase final do Campeonato Nacional de Corridas de Galgos “à pele”. O galgo “Maximus”, do criador Manuel Franco, vindo de Alenquer, foi o campeão absoluto, numa jornada que contou com numeroso público, não fosse o concelho de Cuba um território onde a modalidade tem enorme tradição e inúmeros praticantes. O presidente do município, João Português, disse ao “Diário do Alentejo” que “esta pista municipal de galgos é uma infraestrutura que, para nós, tem muita importância”, explicando que “Cuba tem sido ao longo dos anos e da sua história uma terra de galgueiros, de pessoas que criam cães e que sempre foram praticantes das corridas. Lembro-me de, nos meus tempos de miúdo, ter assistido a muitas dessas corridas”.
O autarca continuou dizendo que “a história tem perdurado, essa paixão mantém-se e, depois de um desafio lançado ao município por um grupo de galgueiros de Cuba, aceitámos esse desafio e decidimos pôr mãos à obra e construir esta pista, infraestrutura importante, que servirá também para de promover e dinamizar o concelho”. Por outro lado, sublinhou João Português, “depois do que vimos hoje e da importância e do significado que tiveram as declarações do presidente da Federação Nacional de Galgueiros, sublinhando que a pista de Cuba é a melhor do País, acho que temos que reclamar para Cuba a designação de capital dos galgos de competição, algo que ainda ninguém reclamou para si”.
Quanto ao investimento, anunciou o líder do município, “o equipamento foi construído em regime de administração direta pelos trabalhadores do município e rondou os 50 000 euros mas, face à história do concelho nesta modalidade, era importante construí-lo e fizemo-lo numa zona nobre da vila, onde existem algumas infraestruturas desportivas, também junto ao Parque de Feiras e Exposições. Portanto fica muito bem enquadrada e, no futuro, vai receber mais corridas”.
Um dia também importante para os galgueiros locais, concordou João Português, revelando que “foi um dia em que se viu a alegria estampada no rosto de todos os que se interessam por esta atividade, pessoas que há muitos anos reivindicavam este tipo de infraestrutura, mas já tive oportunidade de lhes dizer que nós fizemos a nossa parte, agora eles que façam a deles. Construímos o equipamento, eles agora que constituam uma comissão de galgueiros em Cuba, para uma melhor dinamização da modalidade, não só em Cuba mas aqui na região, para podermos potenciá-la, trazendo três ou quatro corridas importantes todos os anos, pondo mais uma vez a vila de Cuba no mapa, que é um objetivo que nos interessa particularmente”.
A final deste campeonato nacional teve a presença dos melhores concorrentes e foi especialmente importante na dinamização da economia local. Segundo o autarca, está já a ser preparada a realização de um grande meeting nacional que poderá reunir mais de uma centena de animais. A construção deste equipamento aumenta e diversifica a oferta de infraestruturas para a prática desportiva, valorizando o território. João Português fez notar que “o concelho de Cuba está bem servido em termos de infraestruturas desportivas, não só na sede do concelho, como nas freguesias”. “Estamos a iniciar a construção de mais um equipamento, a implementação de um polidesportivo relvado, um campo de treinos de apoio ao campo principal. Será mais uma infraestrutura importante, além desta pista de galgos que, para nós, tem grande relevância e significado”, anunciou o jovem autarca cubense.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário